Com sede própria da Emei Favo de Mel, inaugurada segunda pela Prefeitura, número de alunos aumentou em quase 300%

Além disso, quadro de funcionários dobrou — foi de 30 para 60 professores

O final da tarde desta segunda-feira, 27, foi marcado por muita emoção com a inauguração da sede própria da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Favo de Mel, que atende crianças de 0 a 5 anos, no bairro Natal. Na ocasião, também foi lembrado o excelente trabalho da secretária da Educação Sonia Oliveira (em memória). No início da solenidade, os alunos fizeram uma apresentação, deixando o clima leve e arrancando sorrisos dos participantes.

A entrega faz parte do esforço da Prefeitura de Gravataí em retomar as obras abandonadas pela empresa MVC Componentes Plásticos. O novo local possibilitou que o número de alunos aumentasse em 276,56%, já que antes eram atendidas 53 crianças e, agora, a capacidade subiu para 192 vagas. Além disso, o quadro de funcionários dobrou: foi de 30 para 60 professores.

O prefeito Luiz Zaffalon ressaltou a qualidade da nova sede da escola, que segue um padrão instituído por este grupo que governa a cidade há cerca de 10 anos. “Essa obra muito me alegra. Aumentamos o número de vagas, a quantidade de professores e estamos entregando uma infraestrutura melhor que muitas escolas particulares”, disse.

Fotos: Paloma Vargas e Divulgação/PMG

A deputada estadual Patrícia Bazotti Alba lembrou do trabalho da ex-secretária Sonia Oliveira e sinalizou a importância da entrega desse tipo de obra. “É emocionante ver a realização desses feitos. Entregar essas escolas para a comunidade é ajudar no desenvolvimento educacional delas e pensar no futuro de Gravataí. O Marco (ex-prefeito Marco Alba) começou esse trabalho e, agora, o Zaffa reconhece a necessidade de seguir investindo na educação infantil”, disse.

O ex-prefeito Marco Alba lembrou que, durante o seu governo, foi necessário arrumar a casa e, por isso, hoje é possível esse tipo de inauguração. “Antes de assumirmos a prefeitura, as escolas infantis atendiam em prédios inadequados. A escola Favo de Mel estava localizada em uma residência de dois andares. Isso não é um local adequado para que crianças sejam formadas. Com uma gestão transparente e técnica, conseguimos fazer essas obras. O Zaffa está dando continuidade ao projeto que iniciamos lá em 2012”, afirmou o ex-prefeito Marco Alba. Emocionado, ele lembrou do papel da ex-secretária Sonia Oliveira em todo o processo de construção de uma nova condição para a educação da cidade.

A nova sede, construída com dinheiro próprio da prefeitura, possui lousa digital, refeitório, cozinha, lactário e salas com área coberta própria, possibilitando mais conforto em dias de chuva. De acordo com a atual secretária de Educação, Magda Ely, as crianças já estão usando a nova sede desde agosto. “Atender os pequenos é o nosso grande objetivo. Eles são o futuro da nossa cidade. Estamos criando cada vez mais oportunidades para a população de Gravataí e a educação infantil é uma prioridade para o nosso governo”, completou. Já a diretora da escola, Marinez Pinto, agradeceu a oportunidade de estar à frente deste projeto que visa o bom atendimento das crianças.

Estavam presentes, a primeira-dama Marlene Zaffalon, o vice-prefeito Dr. Levi Melo, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Alan Vieira, representantes do Conselho Municipal de Educação, representantes do governo municipal e os vereadores Áureo Tedesco, Claudecir Lemes, Dilamar Soares, Evandro Coruja e Paulo Silveira.