Com mais 2.050 novas doses recebidas do Estado, Prefeitura de Gravataí retoma a vacinação de idosos acima de 80 anos

Pela primeira vez município recebeu o imunizante da Oxford

Foto: Caroline Barcelos

A Prefeitura de Gravataí recebeu do governo do Estado, 2.050 doses da vacina Oxford e 950 doses da Coronavac.  As novas doses das vacinas contra a Covid-19 serão destinadas para a vacinação dos idosos acima de 80 anos, que retorna, às 10h, desta segunda-feira, dia 1° de março. A vacinação ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Centro e São Judas Tadeu e nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Águas Claras, Neópolis, Barro Vermelho, Parque dos Anjos e Cohab C.

Até sexta-feira, 26, das 8.810 doses recebidas, 7.760 doses já haviam sido aplicadas, entre primeiras e segundas doses. De acordo com o último balanço da SMS, receberam o imunizante: 3.374 profissionais da saúde, 304 idosos residentes de Instituições de Longa Permanência (ILPIs), 2.276 idosos não institucionalizados (destes, 1.806 pessoas já receberam a segunda dose da Coronavac).

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a partir do Departamento de Vigilância em Saúde (VIEMSA), tem aplicado as vacinas de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI). Na primeira fase, receberam a vacina os profissionais da saúde da rede pública, idosos moradores de ILPIs, adultos acima de 18 anos, com deficiência intelectual e física, moradores de Residenciais Inclusivos. Já na segunda fase, estão sendo vacinados os idosos acima de 80 anos.

O secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, lembra que, mesmo com a nova remessa de vacinas contra a Covid-19, a população não pode desconsiderar o distanciamento social e, que, devido ao momento em que estamos vivendo no nosso Estado, os protocolos e cuidados devem ser redobrados.