Centenas de gravataienses participam das homenagens a São Jorge e ao orixá Ogum

Festividade, com o apoio da Prefeitura, reuniu devotos das religiões católica e as de matriz africana no Parcão

Na tarde deste domingo, 24, uma linda festividade foi realizada em Gravataí em homenagem ao Dia de São Jorge e ao Orixá Ogum, Santo Guerreiro, promovido pelo Conselho Municipal do Povo de Terreiro, no Parcão de 79. Foi um momento especial de muito Axé, Fé e devoção.

Estiveram presente o Prefeito Luiz Zaffalon, o Vice-prefeito Dr. Levi, o Secretário de Governança Comunitária, Airton Leal, além de representantes do Governo Municipal e de entidades religiosas locais.

Conforme o presidente do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Gravataí, Carlos Alberto de Borba, o objetivo do evento é criar um espaço de culto a São Jorge e a Ogum. “Milhares de devotos peregrinam às igrejas, aos terreiros de Umbanda e candomblé para reverenciar o seu santo protetor e pagar promessas, além das festas comemorativas em todo o Município”, ressalta o presidente.

Os festejos fazem parte do calendário oficial do município e reúnem os devotos do Santo Guerreiro, celebrado por diversas denominações religiosas, como os católicos, e também de Ogum, o orixá da guerra (Deus do ferro e do fogo). No Brasil, por conta do histórico de perseguição aos seguidores das religiões de matriz africana, muitas divindades cultuadas pelos escravos foram sincretizadas com santos da Igreja Católica – embora São Jorge não seja oficialmente reconhecido como santo.