Câmara aprova projeto que estabelece o parto seguro em Gravataí

Essência do projeto, de autoria do vereador Dimas Costa, está no respeito ao diálogo entre a gestante e equipe médica

GETTY IMAGES

Toda mulher tem direito a uma gravidez saudável e a um parto seguro. Em Gravataí, esses cuidados ganharam importante reforço com a aprovação, nesta tarde (25/6), do projeto de lei do vereador Dimas Costa (PSD) que estabelece o parto seguro em Gravataí. “A luta pela saúde de mães e filhos na nossa cidade é uma constante na minha atuação política”, comemorou Dimas, logo após a aprovação por unanimidade da Câmara de Vereadores. “Agradeço aos colegas vereadores e agora, para se tornar lei, aguardamos a sanção pelo prefeito.”

“O sistema de saúde de Gravataí não deveria estipular uma taxa ideal de partos normais ou cesarianas, como hoje existe, e sim, garantir, além da autonomia médica, as particularidades, a saúde e o conforto de cada mãe para garantir uma relação, de fato, humanizada.”

Há seis anos a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu uma série de ações necessárias para eliminar abusos, desrespeito e maus tratos durante o parto. Dimas lembra que, muitas vezes, aquele momento sublime para quem é mãe, torna-se um trauma. Integrante da Comissão de Saúde no Legislativo, Dimas acompanha de perto e há tempos denúncia relações abusivas e conturbadas entre médicos e pacientes obstétricas. A partir dessa fiscalização, comemora também as recentes troca, reforços e qualificação no quadro de profissionais da obstetrícia do Hospital Dom João Becker.

A ideia, desenvolvida em conjunto com entidades como o Simers, Cremers e a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (Sogirgs), tem como essência o respeito ao diálogo entre a gestante e a equipe médica. O vereador, autor do projeto, avalia que o sistema de saúde de Gravataí não deveria estipular uma taxa ideal de partos normais ou cesarianas, como hoje existe, e sim, garantir, além da autonomia médica, as particularidades, a saúde e o conforto de cada mãe para garantir uma relação, de fato, humanizada.

 

Vereador Dimas Costa é o autor do projeto

ALGUNS PONTOS DO PROJETO: