Bombeiro Batista propõe ‘Call Center — Covid 19’

Vereador quer implantar em Gravataí sistema de Glorinha que é referência no Estado

O vereador Bombeiro Batista (PSD) visitou, nesta semana, a prefeitura de Glorinha para conhecer o “Call Center — Covid-19”, um sistema de controle dos casos e acolhimentos aos pacientes em isolamento na cidade, implantado pela administração municipal na última sexta-feira, 18 de julho.

Na reunião com o prefeito Darci Lima da Rosa, o vereador foi apresentado ao projeto e aos dados gerais do impacto da pandemia do novo Coronavírus na cidade vizinha à Gravataí, que na última sexta-feira somava 106 pacientes em isolamento.

O “Call Center — Covid-19” de Glorinha foi montado a partir de estrutura já existente da secretaria de Educação do município e é operado por funcionários comissionados da administração, ou seja, a iniciativa tem custo zero para os cofres públicos, pois usa linhas telefônicas que estavam paradas, por conta da pandemia, e funcionários em seu horário regular de trabalho. Segundo o prefeito Darci, as escalas são organizadas pela secretaria da Saúde (SMS), com os CC’s fazendo as ligações diariamente para os pacientes: “A iniciativa é tão boa e está fazendo tão bem para as pessoas que tem servidor se voluntariando para entrar na escala”, conta o prefeito satisfeito com os resultados do call center.

COMO FUNCIONA O CALL CENTER — COVID-19 DE GLORINHA

De responsabilidade do setor de Epidemiologia da SMS, a lista de pessoas a serem contatas é passada aos atendentes que fazem as ligações e devem seguir uma lista de procedimentos, que questionam os pacientes sobre seu estado socioeconômico e seu estado de saúde. A equipe do Call Center está permanentemente em contato com a equipe médica da SMS, em caso de alguma emergência. Todas as informações colhidas são registradas no relatório que, ao final de cada turno de trabalho, é devolvido aos epidemiologistas.

CONTROLE DA PANDEMIA DEIXA GLORINHA MAIS PERTO DA BANDEIRA LARANJA

Com ligações diárias, desde o dia 18 de julho, o “Call Center — Covid-19” de Glorinha já realizou 364 ligações. Foram retirados do cadastro, após as duas semanas de quarentena, 57 pacientes recuperados. Na última terça-feira, o prefeito Darci emitiu um novo decreto para que Glorinha passe a utilizar as regras de distanciamento social no padrão Bandeira Laranja, flexibilizando o trabalho de inúmeros estabelecimentos comerciais da cidade.

“Como vereador de Gravataí, é minha função conhecer iniciativas inteligentes e econômicas para propor aqui na cidade. E a solução que o prefeito Darci encontrou para Glorinha pode ser referência para todos os municípios do Rio Grande do Sul. Glorinha está a 25 quilômetros de distância e pode nos ensinar muito sobre como acolher as pessoas e como enfrentarmos o coronavírus de forma mais humana e mais inteligente, com ideias que não geram custos milionários”, destacou o vereador.