As propostas do candidato Jairo Carneiro

Quarta reportagem da série 'Seu Candidato Vale Notícia' apresenta Jairo Carneiro, candidato à Prefeitura de Gravataí pelo PT

Jairo Carneiro é eletrotécnico e nasceu em 1949, em Torres, no Litoral. Começou a trabalhar aos 16 anos de idade, em uma fábrica de ônibus. Em 1989, foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre e, em 1994, acumulou também o cargo de presidente da CUT do Rio Grande do Sul. Em 2003, assumiu a presidência da Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul.

Educação

Garantia da manutenção de eleição para as direções das escolas do município, fortalecendo os Conselhos Escolares e criando Grêmios Estudantis. Tudo para estimular a organização e participação da comunidade escolar, abrindo as escolas para as comunidades, com atividades culturais e esportivas em finais de semana. 

Também oferecer formação e materiais sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, para a comunidade escolar, com políticas pedagógicas municipais elaboradas com a colaboração do corpo técnico das escolas, além da formação continuada para docentes e servidores, de investimento em tecnologias e da garantia de uma política que valorize a Educação de Jovens e Adultos, ampliando o atendimento à Educação Infantil e retomando a regularidade do repasse para as escolas.”

Saúde

“Ampliar as equipes de Saúde da Família,completar a contratação de médicos para as unidades, reorganizar o sistema para que existam equipes multidisciplinares completas, em todos os postos de saúde, ampliando o atendimento em saúde, tanto nas consultas como exames e tratamento. 

Criar políticas específicas para a saúde da população negra, retomar a mobilização pela conquista de um Hospital Público para Gravataí, reorganizando geograficamente os serviços, devido ao crescimento populacional. Também ampliar o tratamento na área de recuperação de pessoas com dependência química, sob a orientação do Conselho Municipal de Álcool e Drogas (COMAD) e reorganizar e recompor a equipe do serviço de controle de endemias.”

Vice de Jairo, Patricia Patisbel, com a família

Segurança

Manter o videomonitoramento, assegurando-se de que as informações sejam usadas apenas para combater o crime, criar um disque denúncia local e articular ações conjuntas com os diversos órgãos de fiscalização pública aumentando a segurança nos parques e praças da cidade.”

Recuperação econômica no pós-pandemia

“Para estimular a recuperação econômica, estimular a criação de cooperativas de moradores da cidade para que assumam serviços como jardinagem, limpeza urbana e coleta de material reciclável, empregando assim mão de obra ociosa dos bairros nos próprios bairros.
Criação de um mercado público para que os produtores rurais e agroindústrias do município possam colocar seus produtos diretamente para o consumidor.”