As propostas da candidata Tamires Paveglio

Na quinta reportagem da série 'Seu Candidato Vale Notícia', conheça a candidata à Prefeitura de Gravataí pelo PSOL

Estudante de Psicologia, Tamires Paveglio tem 26 anos e reside no Barnabé. Estudou na escola Adelaide Pinto de Lima Linck. Começou a trabalhar aos 16 anos, como comerciária, e também atuou na área de Saúde, pelo programa Primeira Infância Melhor. Coordena a Rede EMANCIPA Mulher em Gravataí desde 2017. Também contribuiu em ações do mandato da deputada federal Fernanda Melchionna.

Educação

“Zerar a fila de espera e criar vagas noturnas para a Educação Infantil estão no pacote de acesso à Educação. Também compõem esse plano reposição das perdas inflacionárias dos servidores, criação de contraturno cultural e fim do contrato com a Positivo — um desperdício de milhões de reais por um serviço que não atende as especificidades de Gravataí e que pode ser feito pelos qualificados educadores da cidade, com o complemento de materiais do MEC.

Queremos construir uma gestão que valorize os professores a partir de seus saberes. Com eleição direta para diretores e conselheiros. Construindo um fórum de discussão sobre temas de relevância social: combate aos preconceitos como o racismo, machismo e LGBTfobia, e uma equipe para acompanhar e aplicar as metas do Plano Nacional de Educação.”

Saúde

“Queremos qualificar o atendimento básico, acabando com o sistema de consultas por ficha e adotando o acolhimento universal nas Unidades Básicas de Saúde. Isso inclui também a Estratégia de Saúde da Família, com atendimentos até as 22h. Outras medidas:

  • Convocação de consulta pública, com o intuito de fazer um diagnóstico da situação e definir diretrizes de saúde em Gravataí.
  • Definir uma nova diretriz de atenção farmacêutica, com distribuição estratégica de farmácias públicas municipais.
  • Lutar pelo aumento dos repasses do Estado e da União para a Saúde, inclusive por meio de ações judiciais, se necessário.
  • Fortalecimento e valorização do Conselho Municipal de Saúde.
  • Abrir o debate sobre a construção em Gravataí de um Hospital Regional que atenda a demanda da nossa cidade e cidades vizinhas.”

Segurança

“Entendemos que a Prefeitura pode e deve agir para a redução dos índices de violência urbana e criminalidade. Para isso, propomos um conjunto de políticas específicas, como a construção de uma Nova Guarda Municipal e o incentivo à ocupação dos espaços públicos de Gravataí. Medidas:

  • Nova Guarda Municipal e um sistema de segurança integrado que garanta direitos e previna a violência e a criminalidade.
  • Comunicação e integração da Guarda Municipal com os órgãos de segurança do Estado e com a comunidade.
  • Intervenções territorializadas e articuladas com a comunidade local.
  • Instalação de alarmes comunitários e criação de uma rede de comunicação que conecte comunidades e Guarda Municipal.
  • Investimento nas crianças e jovens para prevenir a violência, através de projetos como “Evasão Escolar Zero”.”
Com Rafael Linck, que concorreu a prefeito pelo PSOL no último pleito, e com seu vice Gordo Alan

Recuperação econômica no pós-pandemia

“Temos medidas relacionadas para auxiliar as pessoas de Gravataí na retomada pós-pandemia. São elas:

  • Disponibilizar um Escritório do Desendividamento Popular para que os cidadãos possam renegociar dívidas e juros, assim como limpar seu nome do SPC, Serasa e BC.
  • Procurar os maiores devedores do Município para propor uma renegociação de seus débitos casada com o investimento de um fundo comprador das dívidas dos munícipes, gerido pela Prefeitura, a fim de facilitar o desendividamento à população de menor renda.
  • Construir as condições orçamentárias para que a Prefeitura possa oferecer Auxílio Emergencial Municipal para as famílias afetadas pela explosão do desemprego durante a pandemia, com prioridade às mulheres chefes de família, mães solo e residentes de áreas com maior vulnerabilidade.”