Agasalhos e máscaras do bem: gabinete da primeira-dama mobiliza a solidariedade contra o coronavírus

Além da tradicional Campanha do Agasalho, que passou por adaptações neste ano, Patrícia Bazotti Alba lançou nova iniciativa no combate à pandemia: o projeto 'Máscaras do bem'

Primeira-dama Patrícia Bazzoti Alba está à frente da Campanha do Agasalho, junto da SMFCAS, e do projeto 'Máscaras do bem' — Foto: Rafael Trajano

O avanço da Covid-19 trouxe várias mudanças de hábitos em nosso dia a dia. Mas não apenas o de usar máscaras, lavar as mãos regularmente com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel. Em meio ao medo e à incerteza, a solidariedade se multiplicou e virou aliada no combate ao coronavírus. E a chegada do frio não deve ser obstáculo nesta guerra. Não aqui em Gravataí, onde a Campanha do Agasalho já entrou de vez para o calendário dos gravataienses graças aos esforços liderados pela primeira-dama Patrícia Bazotti Alba em atuação junto à Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS). Se só no inverno passado essa onda de solidariedade arrecadou mais de 70 mil peças de roupas, este ano, em que o frio ganha como aliado o coronavírus, o calor da caridade deve ser ainda maior para vencer essa dupla de inimigos. É o que projeta Patrícia. “Nos momentos de maior dificuldade, nossa comunidade se mostrou solidária. E nunca precisamos tanto deste gesto de carinho como agora”, reflete.

A Campanha do Agasalho este ano, por causa da pandemia, é um pouco diferente. O lançamento já ocorreu de forma virtual, em live conduzida pela Patrícia e a secretária adjunta da SMFCAS, Joice Michels. Também não haverá nesta edição a tradicional Loja do Bem, um ponto de coleta diferenciado onde os agasalhos entregues vestiam manequins em uma vitrine, incentivando novas doações. Mas um novo tipo de ação vai facilitar as doações com segurança contra o vírus: “Estamos programando um drive-thru solidário, onde todos poderão fazer sua contribuição sem sair do carro”, explica Patrícia. A data ainda está sendo definida e ação deve ocorrer em frente à Prefeitura, no Centro.

Patrícia Bazotti Alba: “Nos momentos de maior dificuldade, nossa comunidade se mostrou solidária. E nunca precisamos tanto deste gesto de carinho como agora”

Agasalhos, sapatos, cobertores, edredons e roupas de bebês em bom estado de uso já podem ser entregues. Desta vez, no entanto, não há pontos de coleta espalhados pelo comércio local. As doações podem ser entregues na Prefeitura ou nas sedes da Acigra e Sindilojas, parceiros da Campanha do Agasalho do Município.

Máscaras do bem

E tem mais novidade neste ano. Junto da Campanha do Agasalho, um novo projeto foi lançado pelo Gabinete da Primeira-Dama: o Máscaras do bem. A ideia é levar para aqueles que não tem acesso esse item de proteção, tão importante na diminuição do contágio do coronavírus. “As doações, que já estamos recebendo, são encaminhadas para quem não tem condições de comprar as suas próprias máscaras ou até mesmo confeccioná-las”, explica. Vale lembrar que o uso de máscaras é obrigatório em Gravataí desde o dia 26 de abril. Assim como os agasalhos, as máscaras doadas passam por triagem e são entregues pela SMFCAS. “Juntos, vamos passar e sair mais fortes desse momento tão difícil para todos”, conclui.