Ação de encerramento do Julho Amarelo mobiliza equipe de saúde da USF Morada do Vale II

Iniciativa ocorreu na Cerâmica Cepazzi, no bairro Passo do Hilário

Sempre atenta em promover ações para além das unidades de saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mobilizou uma equipe de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Morada do Vale II na última sexta-feira, 28, para uma ação alusiva ao Julho Amarelo. Ocorrida na Cerâmica Cepazzi, a iniciativa levou orientações de prevenção à dengue e ofertou testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C aos trabalhadores.

A atividade, com isso, objetivou divulgar temas importantes para o cuidado em saúde, de forma a levar qualidade de vida aos profissionais da olaria, localizada no bairro Passo do Hilário. Além disso, buscou fornecer atenção a pessoas que não costumam buscar os serviços de saúde de forma rotineira

A ação encerrou a série de atividades promovidas pela SMS nos espaços de saúde ao longo do Julho Amarelo, campanha que destaca a importância da testagem precoce e do controle e tratamento das hepatites virais, infecções que atingem o fígado e podem causar desde alterações leves até quadros graves. Há vacinas para dois tipos de hepatites virais (A e B), entre as cinco existentes.

As atividades alusivas à temática também foram realizadas em sete escolas com Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nos espaços, equipes de saúde estiveram presentes para fazer uma fala sobre prevenção das hepatites virais e realizar testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) aos alunos interessados.

Atendimentos 

Além das unidades de saúde que prestam atendimentos a pessoas com hepatites virais, a SMS conta com o Serviço de Assistência Especializada (SAE), que também atende pessoas vivendo com HIV e tuberculose. Atendimento médico com resolutividade diagnóstico, tratamento psicossocial, cuidados de enfermagem e assistência farmacêutica fazem parte dos serviços do SAE. Mais informações podem ser conferidas pelos telefones (51) 3600 – 7780 e 3600 – 7778.