Abril Azul: Prefeitura de Gravataí renova convênio com a Apae e amplia atendimentos em Estimulação Precoce

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), renovou nesta sexta-feira, 28, o convênio da Estimulação Precoce (EP) com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Gravataí. Entre outras atribuições, o acordo objetiva oferecer atendimentos às crianças menores de 4 anos com problemas na evolução neuropsicomotora, síndrome genética ou atraso no desenvolvimento – assim, a prefeitura ampliou a equipe e os atendimentos em EP.

“Retomamos o convênio em 2021 e já atingimos bons resultados. O objetivo do Governo Municipal é seguir tratando a pauta como prioridade”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca. Segundo o gestor, o município sabe da importância que tem este trabalho na vida das famílias e, principalmente, das crianças para o desenvolvimento como um todo.

Conforme firmado no convênio, servidores da prefeitura continuarão realizando atendimentos que visam à intervenção precoce com sinais de alerta no desenvolvimento. Cinco integrantes do quadro municipal de servidores, das áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e fonoaudiologia, serão os responsáveis pelos procedimentos de reabilitação intelectual às crianças. O encaminhamento para o serviço ocorre por meio das unidades de saúde do município.

Além disso, o número de pacientes em atendimento em estimulação precoce foi ampliado, passando de 70 para 90 crianças de 0 a 4 anos incompletos. Desta maneira, o serviço de EP incentiva crianças com atrasos do desenvolvimento no fomento de atividades a partir do ato de brincar com a criação de um vínculo afetivo. Tais ferramentas auxiliam na aquisição e no aprimoramento de capacidades importantes, como a comunicação, a função cognitiva, o desenvolvimento emocional, a autonomia, a psicomotricidade e a reciprocidade social.

Segundo pesquisa de satisfação realizada com pais e responsáveis de crianças usuárias do serviço, oito em cada dez se mostraram extremamente satisfeitos quanto aos atendimentos realizados pelos profissionais de referência. Além disso, o serviço de maneira geral foi avaliado positivamente – nove em cada dez ficaram muito ou extremamente satisfeitos com as atividades. A sede da Apae Gravataí está localizada na Rua Antônio Francisco Fonseca, 112, Centro.

Abril Azul

Durante o Abril Azul, mês dedicado à conscientização do autismo, a prefeitura promoveu atividades que buscaram chamar a atenção para a temática. Conforme a SMS, a causa do autismo é uma combinação de fatores, sendo que sua evolução pode apresentar variações muito significativas. A pasta reforça que, quanto ao tratamento, invista-se na criação de oportunidades de relação que ajudem as pessoas com autismo a reconhecer e lidar com seu estado emocional, promovendo a melhora da qualidade de vida.

Além disso, a intervenção com crianças ocorre por meio de atividades que façam sentido para elas nos seus hábitos de vida diários, buscando as potencialidades de cada um e favorecendo a sua estruturação. Vale ressaltar que o transtorno do espectro autista (TEA) pode apresentar-se nos mais variados graus e manifestar-se de maneira única em cada pessoa, daí a importância de se abordar o assunto em conjunto com a família, por exemplo, o que envolve aceitação e compreensão do espectro.