Veja como foi o início do ‘Acolhimento do Bem’

Ação da Prefeitura de Canoas garante abrigo para pessoas em situação de rua

Neste sábado (11), a Prefeitura de Canoas deu início ao acolhimento dos moradores em situação de rua. A ação que foi intitulada de “Acolhimento do Bem” acontece no Colégio La Salle São Paulo, no bairro Niterói, e tem a capacidade de abrigar até 150 pessoas.

Por volta de 18h30 deste sábado os termômetros já apontavam sensação térmica de 6°c quando os primeiros moradores começaram a chegar. Logo na entrada do ginásio, todos passaram por revista criteriosa da Guarda Municipal e em seguida eram encaminhados para a equipe do projeto Consultório na Rua, onde realizavam o teste rápido para COVID-19 e recebiam os atendimentos necessários na área da saúde.

Nas ruas, equipes faziam rondas para transportar a população até o ginásio. Enquanto isso, uma ilha de massas já aguardava os moradores que puderam escolher um kit de roupas com calça, blusas, casacos, roupas íntimas, meias e calçados. Além disso, todos receberam um kit de higiene individual com toalha, sabonete, papel higiênico, shampoo, escova de dente e pasta dental, e logo em seguida eram encaminhados para um banho quente.

O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, esteve no local e ficou muito satisfeito ao ver a estrutura montada e a quantidade de doações que foram recebidas nos últimos dias. “Está bonito de ver. Nossas equipes estão muito organizadas. Fico impressionado e muito contente com a solidariedade dos canoenses. No ano passado organizamos ação semelhante e este ano vamos manter esse acolhimento aqui enquanto durar o frio. O inverno deverá ser longo e precisamos que a população seja nossa parceira como foi no ano de 2021”, lembrou.

Pelo segundo ano participando da ação, o morador de rua Joel Rodrigues tem 38 anos. Há 3 anos vive sem local fixo. “Eu vim para a rua depois que me separei. Minha esposa e minha filha foram embora e eu fiquei. Quando soube que teria essa ação novamente logo avisei o pessoal e hoje vim com um amigo a pé do Igara até aqui. Na rua é difícil, aqui pelo menos conseguimos tomar um banho, comer e dormir seguros e quentes”, falou emocionado.

Ao ver o prefeito, Joel de pronto pediu para, além do acolhimento, ser encaminhado para um emprego. “Eu quero mudar de vida. Faço bicos em obras. Mas queria muito uma oportunidade de trabalho”, enfatizou. O Chefe do Executivo sinalizou que a partir de segunda-feira(13), as equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico estarão no local confeccionando currículos e cadastrando os interessados no Banco de Oportunidades para concorrerem a vagas de emprego.

Os pets, não ficaram para trás, todos que acompanhavam seus donos, receberam ração e água e tiveram livre acesso ao espaço onde eles puderam passar a noite. Alguns moradores chegavam com muitas sacolas ou, até mesmo, carrinhos de supermercado, nos quais carregavam seus itens pessoais. No local, eles puderam deixar os pertences em espaço reservado e com segurança.

A população pode comunicar a Prefeitura de Canoas sobre os locais onde forem encontrados moradores em situação de rua para que eles sejam convidados a se abrigar no ginásio. O contado é através do telefone (51) 99133-8024.

NECESSIDADE DE DOAÇÕES

A Secretaria Adjunta de Defesa Civil faz um apelo para que as pessoas intensifiquem as doações para a Campanha do Agasalho, principalmente para colaborar com as pessoas em vulnerabilidade social ou de rua, e que elas possam enfrentar o período mais rigoroso do inverno.

As doações podem ser feitas no ginásio do Colégio São Paulo La Salle (Rua Lajeado, 1300, bairro Niterói), na sede da Defesa Civil (Rua Bandeirantes, 450, bairro Nossa Senhora das Graças), ou em algum dos 20 pontos da Campanha do Agasalho que podem ser conferidos no site da Prefeitura.

Para mais informações, o telefone para contato da Defesa Civil é 51 99322 5764.

SOLIDARIEDADE

Neste primeiro dia de acolhimento, o Movimento Ação por Canoas – MACA, foi responsável pela realização da janta, a distribuição dos kits de higiene e o preparo do café da manhã no dia seguinte.

“No ano passado nós já participamos ativamente da ação e esse ano foi uma coisa mais organizada, tanto que estamos aqui já no primeiro dia, abrimos as portas junto com a Prefeitura. Essa ação já faz parte do nosso cronograma de trabalho”, enfatizou o presidente, Giovani Rocha.

OPORTUNIDADE DE FAZER O BEM

Muito além das doações, algumas pessoas saíram de casa neste sábado também para ajudar na organização. Um grupo de 5 estudantes de cursos variados da Ulbra, atendiam aos moradores na escolha das roupas. A aluna de Gestão em Saúde e Fisioterapia, Gabriela do Canto, viu na ação uma oportunidade. “Para nós é muito importante estarmos aqui. Todas nós somos da área da saúde e é muito importante esse movimento e, ainda mais podendo ajudar de alguma forma” frisou.

Outro grupo que esteve presente, foram os voluntários da Pastoral do Colégio Lá Salle Niterói. Eles proporcionaram aos moradores, logo na chegada, um chá quentinho.

Confira o serviço:

Onde:

Ginásio do Colégio LaSalle São Paulo (Rua Lajeado, 1300, bairro Niterói).

Quando?

Por tempo indeterminado. Enquanto durar o frio, diariamente das 18h às 7h.

Quem?

O público alvo da atividade são os moradores em situação de rua de Canoas e seus animais. Equipes estarão fazendo rondas pela cidade para conduzir os desabrigados ao ginásio, e no dia seguinte levarão de volta aos respectivos locais de acolhimento.