Canoas realizou neste domingo, 19 de novembro, o 1º MYSTARA FESTIVAL, UM FESTIVAL INDEPENDENTE DE ROCK EM CANOAS, com objetivo de promover a visibilidade de bandas autorais da região metropolitana do RS.
O evento foi organizado pelo Guilherme Vieira, idealizador e organizador do evento, com a autorização das Secretarias de Cultura, Meio Ambiente e Empreendedorismo de Canoas, e ocorreu no Parque Getúlio Vargas (Anfiteatro do Capão do Corvo). Além das cinco bandas subirem ao palco, havia estandes de comida (incluindo opções veganas), roupas e acessórios e muito chopp gelado, que foram parceiros nesta nova proposta para Canoas de trazer aos palcos, bandas que merecem ser conhecidas pela população Canoense.
A visibilidade que o Mystara Festival traz para as bandas é muito importante para alcançar novos ouvintes e manter acesa o espírito do rock autoral que vem ganhando força nos últimos tempos, além de também fomentar o empreendedorismo canoense durante o evento.
A ideia do festival é torná-lo parte do calendário semestral de cultura Canoense, promovendo ao menos duas vezes ao ano, mas, nada impede de torná-lo trimestral, mensal, tudo depende do investimento que o evento vai conseguir para acontecer.
Muitas pessoas que apareceram no evento comentaram que, “Canoas precisa de mais eventos de rua como esse”, isso nos mostra que o povo pede muito por eventos assim; então, existindo público para o festival, isso ajuda muito a fomentar esse espaço independente para as Bandas participarem e proporcionar de forma gratuita, um festival para todos.