Veja como a dança está transformando a vida de idosos em Canoas

Neuza Gomes, professora e coreógrafa de dança cigana no Centro de Convivência do Idoso — Foto: Alisson Moura/PMC

Engana-se quem pensa que dançar é prerrogativa dos jovens. Oficinas de dança cigana oferecidas a idosos, pela Secretaria Adjunta de Idosos de Canoas, mostram que a atividade, como meio de entretenimento e bem-estar, traz benefícios em qualquer etapa da vida.

Todas as segundas-feiras, 12 alunas, interagem e se divertem com as aulas da professora Neuza Maria Gomes, sem se importar com o peso da idade. Desde que a oficina foi criada, há dez anos, Neuza transmite a magia da dança cigana à terceira idade, e listou uma série de benefícios. “A dança contribui para o fortalecimento das musculaturas das pernas, para o equilíbrio e noção espacial nas movimentações, e também serve como terapia. A dança cigana é livre e transmite liberdade. Com essas atividades, redescobrem o prazer de viver”, disse a professora Neuza.

Benvinda Moraes de Oliveira, se mudou de Campinas para Canoas com o marido em 2009 e se matriculou nas aulas de dança cigana. Superou a timidez, começou a fazer aulas há 12 anos e atesta os benefícios. “Você tem de fazer aquilo que te faz bem. Além de alcançar um público maior, despertando cada vez mais o interesse e o respeito pela dança e pela cultura cigana, o projeto prova que não tem idade e nem restrições para dançar, para aprender algo novo. Sou Rainha da Terceira Idade e acabei com o sedentarismo. Não podemos é parar, senão o corpo trava”, brinca a dona de casa aposentada.

A dona de casa Geci da Paz Gomes, frequenta a oficina e garante que a dança transformou sua vida. Ela lembra que no começo ficou na dúvida se deveria seguir com a atividade. Hoje, já dança há 28 anos e não se imagina mais a vida sem o momento que proporciona que se desligue da rotina. “A dança cigana traz um bem-estar físico e mental, aliviando o stress e também a tensão, além disso, eleva a autoestima e me empodera. Acho que as aulas trouxeram muitos benefícios a longo dos anos, relatou”, emocionada.

As oficinas de dança cigana são realizadas no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Rua Clemente Pinto, 92, bairro – Nossa Senhora das Graças, das 9h às 11h. Podem participar pessoas com 60 anos ou mais. Informações pelo telefone 51-3463-8428.