Uso da robótica nas escolas municipais de Canoas é destaque em revista internacional

EMEF David Canabarro está entre as três escolas brasileiras escolhidas pela publicação — Foto: Gustavo Garbino/PMC

A EMEF David Canabarro, de Canoas, é uma das três escolas brasileiras escolhidas pela revista inglesa The Learning Atlas para uma edição especial sobre robótica e programação. O trabalho desenvolvido pela instituição chamou a atenção positivamente por utilizar os robôs do projeto Explorador Kids em todo o ensino fundamental e incentivar o pensamento computacional entre os estudantes.

A executiva de negócios Eliane Bandeira, representante da TTS Internacional Group, empresa que produz os robôs educativos do projeto Explorador Kids da Escola Maker, esteve no Brasil para conhecer os casos de sucesso e coletar informações para um artigo sobre o tema. “Canoas é um dos casos de sucesso que foram escolhidos como exemplo pedagógico, por conta de como as tecnologias e o ensino de programação são utilizados para contribuir com a aprendizagem integral. Nossa ideia é apresentar a experiência realizada aqui, para inspirar milhares de outras escolas”, destaca Eliana.

Na David Canabarro, a utilização dos kits começou em 2022 e, desde então, os estudantes têm contato com orientação, plano cartesiano, lateralidade e desenvolvem as habilidades do pensamento computacional. Devido ao grande interesse dos alunos no projeto, foi criado o Clube de Robótica, que reúne no contraturno estudantes do 5º ano.

A diretora da EMEF, Fernanda Jardine,ressalta a importância do trabalho realizado na escola e do reconhecimento que o artigo internacional trará. Nossa proposta é trabalhar com diferentes brincadeiras que estimulem a criação de estratégias, a resolução de problemas, o trabalho em grupo e coletivo. Ter nosso trabalho reconhecido foi uma recompensa por todo esforço e dedicação diária, tanto da equipe diretiva quanto da equipe docente da nossa escola”, avalia.

O aluno do 6º ano Isack Matheus, de 11 anos, aprendeu a usar o Explorador Kids no ano passado e elogia a iniciativa: “É algo muito bacana, ajuda em várias coisas, principalmente na matemática e com os números. Fora que é bem legal a gente poder aprender de outras formas, saindo um pouco da sala, só com a professora falando e no quadro. É muito melhor quando usamos o robo”.

Para a secretária adjunta da Educação, Cinara Portela, o reconhecimento internacional sobre o bom uso das ferramentas tecnológicas nas escolas é gratificante. “A EMEF David Canabarro sempre foi um exemplo muito positivo para toda a nossa rede, pela ótima forma que utilizaram os kits de robótica e incentivaram os alunos a terem novas vivências. Esse reconhecimento vem para valorizar e destacar o ótimo trabalho que estamos realizando”, afirma.

Com abrangência em todo o mundo, a revista The Learning Atlas terá uma edição especial sobre robótica e programação em 2023. A expectativa é de que o artigo seja publicado no segundo semestre deste ano.