Três cães adultos são adotados na Feira de Adoção de Animais deste sábado (29) na Sebea

Ação teve como temática especial Halloween — Foto: Fabiane Tomazi Borba

Teve amor à primeira vista na Feira de Adoção de Animais, promovida na sede da Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (Sebea), neste sábado (29). A feira, que aconteceu das 10 às 16h, na Avenida Boqueirão, bairro Igara, contou com a adoção de três cães adultos, entre eles, Tina Maria, uma vira-lata caramelo, de mais ou menos 3 anos, que foi adotada pela diretora da Secretaria, Carla Maria Vicente de Amorim.

Conforme a diretora, a nova amiga já era uma interna da Sebea, mas, em razão de ela trabalhar na parte administrativa, as duas nunca tinham se encontrado. “Hoje, quando eu cheguei para trabalhar na feira, eu sentei no banco e ela me abraçou. Eu olhei pra ela e ela olhou pra mim e rolou uma paixão instantânea, eu só pensei, vou levar pra casa”, relata.

Tina, já tinha sido adotada anteriormente, mas voltou para a secretaria por não ter se adaptado com os outros animais. “Eu já tenho 5 gatos e um casal de cães resgatados de rua, e até o momento, ela já se sente em casa com os novos amigos”, conta. Carla Maria destaca que não é preciso ter medo ou insegurança na hora de adotar um animalzinho adulto. “Eu acho muito mais tranquilo adotar um cão adulto do que um bebê, porque um pequeno tu não sabe o tamanho que vai ser nem como ele vai ser. Já o cão adulto, está vacinado, castrado e também já dá para saber o tamanho”.

Além de Tina, Airon e Chiquinha também ganharam um novo lar. Segundo a secretária adjunta da Sebea, Fabiane Tomazi Borba, as adoções foram significativas porque é mais difícil animais adultos serem adotados,  geralmente as pessoas preferem os filhotes.

Para incentivar a adoção, é garantido o atendimento veterinário vitalício para os animais adotados na Sebea. “Muitas pessoas deixam de adotar por causa do custo, dessa forma,  além de acompanhar e mantermos vínculos com os animais, ajudamos as pessoas e, fica mais fácil para os bichinhos encontrarem um lar”, enfatiza a secretária.

Quem quiser adotar deve levar documento com foto, comprovante de residência e preencher um formulário de entrevista que consiste em responder o que está buscando, tipo de animal, perfil, se já tem outros animais, se mora em casa ou apartamento, e também, para verificar se o futuro tutor realmente tem condições e espaço adequado para o animalzinho.

Ao todo, 130 animais aguardam por adoção, entre cães e gatos. É importante destacar que na adoção de gatos é obrigatório levar uma caixa de transporte de animais. A próxima Feira de Adoção ocorrerá no primeiro domingo de novembro (6), no ParkShopping Canoas, das 10h às 16h.

Adoções de segunda a sexta-feira

Quem quer adotar um cão, gato ou cavalo também pode visitar a sede da Sebea de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Aqueles que não conseguirem ir no horário disponível durante a semana, podem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 9138-5613 e marcar uma visita fora do horário comercial.