Tem castração gratuita de cães e gatos em Canoas: veja quem pode solicitar e como se inscrever

Inscrições para a quarta edição do projeto 'Castração Tá On' começam nesta quinta-feira (6)

Serão disponibilizadas 110 vagas e mais 20 para o cadastro reserva — Foto: Guilherme Pereira/PMC

As inscrições para a quarta edição do projeto Castração Tá On começam nesta quinta-feira (6), no site da Prefeitura de Canoas, através deste link. Ao todo, a iniciativa vai disponibilizar 130 vagas para a castração gratuita de cães e gatos de famílias em vulnerabilidade social, cadastradas no CadÚnico, sendo 20 vagas para o cadastro reserva, que garante a inscrição para a próxima edição. O formulário estará disponível a partir das 8h e termina quando atingir o limite de 130 inscrições. Para se inscrever, é necessário incluir RG, CPF, endereço, telefone, e-mail e número do CadÚnico.

Segundo o titular da Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais (SEDA), Gabriel Gonçalves, o objetivo do projeto é controlar o crescimento desproporcional da população de animais na cidade. “Além de prevenir doenças graves, a castração é importante para garantir o controle ético populacional, principalmente de animais de rua, evitando casos de abandono e maus-tratos. Precisamos conscientizar os canoenses de que castrar o seu animal é um ato de cuidado”, destacou.

Quem pode participar do Castração Tá On?
Famílias inscritas no Cadúnico, com renda familiar de até três salários mínimos, residentes em Canoas. Haverá o limite de três animais por família (um formulário para cada animal), para que mais pessoas também tenham acesso ao serviço.

Conheça os projetos de castração oferecidos pela Prefeitura:

Castração tá On
Para este projeto, as inscrições são abertas a cada três meses, no site da Prefeitura. A iniciativa beneficia caninos e felinos de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda de até 3 salários-mínimos, que residem em Canoas.

Protetor Legal
Projeto destinado para castrações de animais de rua, que estejam sob cuidados de protetores cadastrados pela SEDA. O cadastro é realizado anualmente, e os credenciados também ganham atendimento veterinário para os animais que resgatam.

Prefeitura Castra
Vagas disponibilizadas para quem agendar atendimento durante o projeto Prefeitura na Rua, realizado aos sábados em um bairro diferente por semana. A iniciativa beneficia caninos e felinos de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda de até 3 salários-mínimos, que residem em Canoas.

Bem-Estar Animal
Vagas destinadas a animais vítimas de maus-tratos, comunitários, que estejam sob os cuidados de pessoas em situação de rua ou por pessoas com transtorno de acumulação de animais. O projeto beneficia os casos mapeados pela SEDA.