Serviço de telemedicina de Canoas passa a atender pediatria

Veja como funciona o serviço

Para agilizar os atendimentos de saúde em Canoas, o serviço de telemedicina passa a oferecer a especialidade de pediatria. A consulta oferece diagnóstico, análise clínica e indicação de tratamento. Os atendimentos começaram no final de junho, na UBS União. Nesta segunda-feira (3), o serviço foi ampliado para as outras cinco unidades que contam com o programa Médico Online.

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Ana Macedo, ampliar os atendimentos de telemedicina para a área pediátrica é um avanço. “Desta maneira, poderemos qualificar e agilizar os serviços de saúde para as crianças. Gradativamente, vamos avançar e aumentar o número de consultas, assim oferecemos mais qualidade de vida para as crianças e tranquilidade para as famílias”, declarou a secretária.

O pequeno Kalel, de 4 anos, foi um dos primeiros usuários do serviço. A mãe, Jenifer Coelho, 39 anos, esteve com ele na UBS União e avaliou o atendimento como positivo. “A equipe de enfermagem e medicina foi muito atenciosa. Corresponderam à nossa necessidade e essa eficiência nos ajuda muito a dar os encaminhamentos de saúde com mais rapidez”, afirmou Jenifer.

Como funciona o serviço

Os agendamentos são realizados pela empresa prestadora do serviço, por meio do sistema de Canoas, que dá acesso à fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, posteriormente, o contato é feito com os canoenses que consultaram com um clínico geral nas unidades de saúde.

Durante o teleatendimento, uma técnica de enfermagem faz o acolhimento presencial do paciente, em um consultório exclusivo. Além disso, a profissional fica responsável por aferir os sinais vitais, conectar com o médico especialista, via estação de telemedicina, e executar o eletrocardiograma, que é laudado e entregue ao paciente em apenas dez minutos. A técnica de enfermagem também fica à disposição para auxiliar e realizar a entrega física de laudos e prescrições de medicamentos e exames.