Semana da Pátria é oficialmente aberta em Canoas

Hasteamento das bandeiras e o acendimento da pira com o Fogo Simbólico marcaram a solenidade

Foto: Alisson Moura/PMC

A Semana da Pátria foi oficialmente aberta em Canoas nesta quarta-feira (1°), na Praça da Emancipação. A solenidade, que deu início às comemorações, contou com o hasteamento das bandeiras e com a chegada do Fogo Simbólico, recebido pelo prefeito Jairo Jorge das mãos do canoense Ageu Antônio Cardozo. O acendimento da pira foi realizado pelo atleta olímpico Gustavo Endres.

A chama será guardada diariamente, simbolizando o cultivo do civismo, e permanecerá acesa até a próxima terça-feira (7), quando comemoramos os 199 anos da Independência do Brasil. Neste ano, a Liga da Defesa Nacional escolheu o Hino Nacional como homenageado nacional; e a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e a participação dos gaúchos na Segunda Guerra Mundial como homenagem regional.

Para o prefeito Jairo Jorge, o início da Semana da Pátria significa um momento de resgate do amor pela nação, do orgulho pelo Brasil e da valorização de nossos símbolos pátrios. “E é no Hino Nacional que estão as palavras que evocam o vínculo entre os cidadãos, a nossa brasilidade, o nosso sentido de nação e de comunidade. Em relação à homenagem à Força Expedicionária Brasileira, acredito ser necessário lembrar a história e a memória desses brasileiros que foram lutar por uma sociedade mais livre e por um mundo mais justo, moldado pelos princípios democráticos”, finaliza Jairo Jorge.

De acordo com a lenda do vôlei, Gustavo Endres, que mora em Canoas há 10 anos, ser escolhido para acender a pira é uma honra para si e para todos os atletas, sobretudo, os de Canoas que estavam nas Olímpiadas e os que estão nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. “Representei muito o Brasil dentro das quadras e continuar homenageando o nosso país, nesta semana tão importante para todos nós, é uma uma alegria, me sinto muito honrado”, destaca Gustavo.

Ageu Antônio Cardozo, de 75 anos, que levou o Fogo Simbólico até o prefeito Jairo Jorge, estava emocionado. “Quando era criança, eu carregava a bandeira do Brasil nas comemorações de 7 de setembro. Então, além de lembrar daquela época com emoção, fico muito feliz e agradecido por esta honraria”, comenta.

O hino Nacional, hino da Independência e o hino de Canoas foram executados pela banda da Base Aérea. Participaram ainda da solenidade o vice-prefeito Nedy de Vargas Marques, o presidente da Câmara de Vereador, Márcio Freitas; o subcomandante do Comando Aéreo Sul, tenente-coronel aviador Roberto Carlos Fernandes; o comandante da Base Aérea de Canoas, coronel intendente, Maurício Cunha Massa de Oliveira; o representando o 15º Batalhão de Polícia Militar, comandante da 1ª Companhia Capitão Ebling; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Canoas, tenente André Soadres Padilha; o assessor de Relações Institucionais do Comando Aéreo Sul, coronel aviador Paulo Rogério Glaeser; secretários e demais lideranças municipais.