Sem tempo ruim para ouvir a população: Prefeitura na Rua recebeu demandas e ofereceu empregos

Edição 313 do 'Prefeitura na Rua' foi realizada em alusão aos 82 anos de Canoas

75 pessoas foram atendidas pelos gestores da cidade, na edição especial do Prefeitura na Rua — Foto: Divulgação/PMC

Neste sábado, aconteceu a edição 313 do Prefeitura na Rua. A manhã chuvosa não espantou os canoenses que buscavam resolução para suas demandas. A atividade foi realizada em frente ao Paço Municipal, no Centro, e 75 pessoas foram atendidas pelos secretários de governo, além do vice-prefeito e do prefeito. O evento contou com a estreia da Loja Popular Roupas do Bem e do 1º Feirão de Empregos de Canoas.

O prefeito Jairo Jorge comemorou o fato de a cidade estar de aniversário. Conforme o mandatário, Canoas é uma jovem cidade pujante, que pertence a um povo muito trabalhador. “Nós temos hoje aqui, como fazemos todos os sábados, desde o meu primeiro governo, essa estrutura, e estamos aqui cumprindo o nosso dever, a nossa missão que é servir à população”, afirmou o chefe do Executivo canoense.

Paulo Roberto Araújo, de 58 anos, morador do bairro Centro, revela que já participou de outras edições do Prefeitura na Rua e detalhou que sempre teve suas demandas atendidas. “Essa estrutura é um exemplo para outras cidades do Rio Grande do Sul. Aqui os gestores nos escutam e resolvem nossos problemas. É uma ferramenta muito importante para a população”, explicou.

Edna Alegro, de 63 anos, moradora do bairro Centro, explicou que não é gaúcha e já tentou sugerir esse evento para outros municípios. “Eu expus essa atividade para o prefeito da minha cidade, porque eu acho que é a maior prova de democracia que existe. Eu sou muito fã do Prefeitura na Rua”, pontuou dona Edna.

Novidades no evento

Nesta edição do Prefeitura na Rua teve a estreia do 1º Feirão de Empregos de Canoas. Uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação que ofereceu 150 vagas de empregos. Para concorrer a uma das vagas, era necessário apenas entregar um currículo atualizado. A secretária Simone Sabin destacou a importância do acontecimento para facilitar a busca de emprego para quem mais precisa. “Quando divulgamos o feirão, diversas empresas nos procuraram, querendo oferecer vagas. Queremos ajudar as pessoas a passarem por esse momento difícil da pandemia”, detalhou Sabin.

Dulia Yance, 65 anos, imigrante da Venezuela que reside em Canoas há dois anos, explicou que está sem emprego faz 1 ano e, que precisa de um trabalho para ajudar os familiares em seu país. “Na Venezuela, passei muita dificuldade. Aqui em Canoas fui muito acolhida pelo povo. Preciso de um trabalho para no futuro poder trazer meu filho que ainda está no meu país”, revelou.

A 313 edição do Prefeitura na Rua também contou com uma ação solidária. O Movimento Ação por Canoas (MACA) montou a Loja Popular Roupas do Bem, onde era possível adquirir produtos por R$0,50. Os valores recebidos na atividade serão destinados para instituições de caridade da cidade.

Thais Camila, de 26 anos, moradora do bairro Guajuviras, compareceu pela primeira vez em uma edição do Prefeitura na Rua. A canoense escolheu diversos itens para complementar o seu look e gastou apenas R$1,00. “Gentileza gera gentileza! Eu conversei com o pessoal pois quero me candidatar para ajudar nas próximas edições! Ajudar as pessoas que mais necessitam não tem preço”, afirmou.