Segundo dia de agendas em Brasília teve visita a sede da Huawei

Prefeito Jairo Jorge, acompanhado pelos secretários Felipe Martini e Régis Júnior, conheceu a sede da empresa chinesa Huawei no Brasil — Foto: Divulgação/PMC

Com uma agenda extensa na capital nacional, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, esteve reunido com representantes dos ministérios das Relações Exteriores e também da Economia. O destaque do dia foi a visita à empresa de tecnologia Huawei, que desenvolve diversos projetos com vários gestores municipais. A ideia do chefe do Executivo canoense é fazer uma parceria com a empresa para implantar tecnologias que possam ser utilizadas na educação, por exemplo. Durante a atividade na empresa chinesa, o prefeito conheceu um projeto de alfabetização para surdos.

Jairo Jorge avaliou como positiva a visita e revelou que Canoas está de portas abertas para parcerias com grandes empresas de tecnologia. “Estamos construindo um caminho para que essas empresas conheçam os potenciais da cidade de Canoas e desenvolvam tecnologias que o nosso governo possa usar para ajudar os canoenses”, afirmou o prefeito.

Palácio do Itamaraty

Em reunião com a embaixadora Cláudia Fonseca Buzzi, que é a chefe da Assessoria Especial de Relações Federativas e com o Congresso Nacional, Jairo Jorge comentou sobre as experiências de Canoas. Moçambique é um dos exemplos citados pelo prefeito, representantes do país conheceram o programa de participação Prefeitura na Rua e acabaram pondo em prática um projeto semelhante no continente africano.

O objetivo do encontro foi solicitar para embaixadora um apoio nas articulações internacionais, principalmente com as embaixadas dos Estados Unidos e da Espanha. Conforme o prefeito Jairo Jorge, a ideia é atrair investimentos de outros países em Canoas. O chefe do Executivo também solicitou que a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) possa acompanhar as discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26).

Participaram da reunião, o secretário de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini; o assessor superior do Núcleo de Saúde de Canoas, Régis de Oliveira Júnior; e o Coordenador de Relações Internacionais da FNP, Paulo Oliveira,.

Ministério da Cidadania

Na reunião no Ministério da Cidadania, o prefeito foi recebido pelo chefe de gabinete, Paulo Marcelo Gonçalves Aragão. Na oportunidade, Jairo Jorge levou ao conhecimento do representante do Governo Federal a necessidade da liberação dos recursos para a conclusão de 3 projetos que estão em desenvolvimento pela Prefeitura de Canoas.

Ministério da Economia

Durante o encontro com representantes do Ministério da Economia, o prefeito Jairo Jorge falou sobre a recuperação do terminal de trem do bairro Mathias Velho. A Prefeitura tem a intenção de implantar um shopping popular no local, mas necessita de uma definição por parte do Governo Federal sobre a privatização da Trensurb. O Ministério da Economia prometeu agendar uma visita técnica, ainda nesse mês, para avaliar a situação e decidir sobre a cedência e a forma legal de como vai se construir o investimento.

Na atividade, o prefeito cobrou um posicionamento dos representantes do Ministério da Economia sobre a privatização da Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), pois a saída da refinaria poderia trazer consequências financeiras e perda na arrecadação municipal.