Saúde no inverno: especialista dá dicas para cuidar da pele no frio

Docente da área de Beleza do Senac Canoas, Amanda Bittencourt destaca que é necessário seguir alguns cuidados diários; CONFIRA!

Crédito: FreePik

Na estação mais gelada do ano, é comum que a pele enfrente desafios adicionais, pois as baixas temperaturas e a redução da umidade no ar podem deixá-la mais seca e sensível. No entanto, é possível mantê-la saudável e hidratada mesmo durante o inverno. Para isso é necessário seguir alguns cuidados diários, conforme indica a docente da área de Beleza do Senac Canoas, Amanda Bittencourt.

Ela explica que durante a estação, o ar fica geralmente menos úmido, o que leva à perda de água da pele, tornando-a mais seca. “Além disso, o uso frequente de aquecedores internos reduz ainda mais a umidade no ambiente, e o frio também pode causar a contração dos vasos sanguíneos da pele, reduzindo o fornecimento de nutrientes e oxigênio, o que pode contribuir para a sensibilidade e irritação”, destaca.

Amanda aponta que a rotina básica de cuidados deve iniciar pela higienização, optando por sabonetes faciais mais suaves. “Na sequência, vem uma hidratação intensa, com um produto específico para o seu tipo de pele. Além disto, pode ser aplicado um balm nos lábios e um creme na área dos olhos. Para proteger a pele, é indispensável o uso do protetor solar”, orienta.

Quanto à essa proteção, a docente alerta que ela deve ser utilizada todos os dias, mesmo quando estiver nublado, pois “embora a intensidade dos raios UVB diminua no inverno, os raios UVA, que penetram profundamente na pele, permanecem constantes durante todo o ano”. Os raios UVA são os responsáveis pelo envelhecimento da pele e podem causar danos celulares que levam até ao câncer.

Fora os cosméticos, a educadora afirma que a hidratação interna também é extremamente importante para a saúde cutânea. “Beber água suficiente ajuda a manter a pele hidratada de dentro para fora, melhorando a elasticidade e aparência e auxiliando na eliminação de toxinas”, ressalta.

Amanda conclui que cada pele é única e é preciso ajustar a rotina de cuidados de forma individualizada de acordo com cada necessidade. Ela sugere que procurar um profissional qualificado é a melhor forma de obter instruções corretas. Seguindo essas orientações, é possível manter a pele saudável, hidratada e protegida durante todo o inverno.

E para quem deseja saber mais, o Senac Canoas está com inscrições abertas para o curso de Técnicas de Cuidados de Pele e Skincare. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da escola ou comparecerem presencialmente na rua Mathias Velho, 255, no bairro Centro. O contato também pode ser feito pelo WhatsApp (51) 99341-0168.