Referência na saúde! Prefeito Jairo Jorge apresenta serviço de telemedicina de Canoas para representantes de municípios do Mato Grosso do Sul

"A Telemedicina em Canoas é um exemplo não só para o sistema público de saúde, mas também para o privado, percebemos que o projeto resultou em um grande impacto na população, diminuindo a fila para consultas com especialistas", destaca Jairo Jorge

Foto: Guilherme Pereira/PMC

Na tarde desta segunda-feira (10), prefeitos, secretários de saúde e representantes da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul) estiveram visitando Canoas para conhecer o modelo de atendimento do Médico Online, serviço que realiza consultas por telemedicina, em cinco unidades de saúde de Canoas. A visita ocorreu na unidade de saúde Santa Isabel, onde os visitantes conheceram as instalações das salas de consulta e exames.

O diretor da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), Rogério Rosalin, comenta o motivo da escolha de Canoas como referência no serviço. “Estamos nessa comitiva de prefeitos e secretários municipais buscando conhecer a implementação do serviço de telemedicina em Canoas, pois no Mato Grosso do Sul nós temos um problema de logística, já que as cidades são muito distantes e quase tudo se busca na capital Campo Grande. Fizemos estudos e vimos que Canoas reduziu uma fila de mais de seis mil consultas, que foram supridas através da telemedicina com o prefeito Jairo Jorge”, comentou.

Para o prefeito de Itaquiraí, Mato Grosso do Sul, Thalles Tomazelli, a visita foi satisfatória para conhecer a implementação e o fluxo de trabalho do Médico Online. “A gente ouviu falar muito bem sobre o modal de atendimento aos pacientes aqui de Canoas, então a gente veio saber como que vem acontecendo o trabalho, o que deu certo e o que precisa melhorar. Queremos levar essa inovação para o nosso município, pois precisamos dessa troca de informações pensando nas pessoas, que é o bem comum para nós que somos gestores públicos”.

“Foi muito boa a visita aqui. É uma forma de melhorarmos o atendimento dos nossos pacientes, pois a distância lá no Mato Grosso do Sul é muito grande. São, no mínimo, 400 quilômetros que a pessoa precisa deslocar, e este seria um meio de atendermos melhor a nossa população”, comenta o secretário de Saúde de Costa Rica, Jovenaldo Francisco dos Santos.

Conforme o assessor superior do Gabinete do Prefeito, Filipe Martini, a experiência é exitosa e a telemedicina é uma ação acertada no município. “A telemedicina de Canoas é referência para o Brasil inteiro. Então, poder receber estes prefeitos aqui hoje, demonstra que o prefeito Jairo Jorge acerta na implementação de um serviço importante e essencial, que é dar o acesso, com maior celeridade, dentro do sistema público de saúde”, destacou.

De acordo com o prefeito Jairo Jorge, a visita é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em Canoas. “É muito gratificante receber colegas prefeitos de outras cidades, interessados em conhecer este trabalho inovador que realizamos. A Telemedicina em Canoas é um exemplo não só para o sistema público de saúde, mas também para o privado, percebemos que o projeto resultou em um grande impacto na população, diminuindo a fila para consultas com especialistas”.

Na unidade Santa Isabel são fornecidas consultas com três especialidades: cardiologista, neurologista e dermatologista. Do final de dezembro de 2022 até o início do mês de abril de 2023, foram atendidas cerca de 900 pessoas nas três especialidades e realizados mais de 2.600 exames de ecocardiograma.