Sábado foi dia de matar a saudade do ‘Prefeitura na Rua’: mais de 500 moradores buscaram atendimento na 34ª edição do programa da gestão municipal canoense

Veja como foi a atividade, que ocorreu no bairro Rio Branco

34ª edição do Prefeitura na Rua aconteceu na Praça Cônego Lotário Steffens, no bairro Rio Branco — Fotos: Guilherme Pereira/PMC

A população já estava com saudades do Prefeitura na Rua, que retomou os atendimentos neste sábado (5). Foi registrado o atendimento de 508 moradores canoenses na 34ª edição do programa da atual gestão na Praça Cônego Lotário Steffens, no Bairro Rio Branco. Além do prefeito de Canoas e dos secretários municipais atenderem a comunidade, também foram oferecidos serviços de vacinação contra a Covid, distribuição de 100 mudas de árvores, atividades lúdicas do projeto Urban 95 para as crianças, atendimento do CRAS Móvel e orientações do Procon.

Elizete Silva conversou com o prefeito

A cozinheira Elizete Silva, 55 anos, chegou às 5h30 da manhã, para garantir uma ficha de atendimento com o prefeito Jairo Jorge. Solicitar a revisão do cálculo do IPTU, falar sobre a escritura da casa e encaminhar o currículo da nora. Essas foram questões trazidas pela moradora do Bairro Mato Grande. “É muito bom ter essa abertura com o prefeito. Conversando cara a cara, ele pega o problema na raiz”, avalia. Elizete garante que nunca conseguiu conversar com os outros prefeitos. “É muito bom ser ouvida e atendida. Essa é a terceira vez que participo do Prefeitura na Rua”.

Moradores do Bairro Rio Branco, Mari Iara Rocha, 72 anos, e Aroni Francisco Alves, 76 anos, também participaram desta edição do Prefeitura na Rua. O casal de aposentados tirou ficha para encaminhar uma questão de saúde. “Meu esposo fez uma cirurgia cardíaca e precisamos de um encaminhamento para ele continuar sendo acompanhado”, conta dona Mari.

Dona Mari e o seu Aroni foram pedir agilidade num encaminhamento de saúde

Semanalmente, a cada manhã de sábado, o Prefeitura na Rua contempla uma região diferente. “A gente sabe que por mais que se faça, sempre tem muito mais a ser feito. Por isso, a gente vem aqui ouvir o povo, escutar as reivindicações de vocês”, destacou o prefeito Jairo Jorge. A mesa principal do Prefeitura na Rua também contou com a participação do chefe de gabinete da Prefeitura de Canoas, Daniel Cardozo, do subprefeito Herbert Poersch, o DJ Cabeção, e das vereadoras Maria Eunice e Vani Piovesan, em referência ao Mês da Mulher.

VanCina aplica 101 doses contra a Covid-19

Durante o Prefeitura na Rua, a VanCina marcou presença para vacinar a população a partir dos 18 anos. Dos 101 imunizantes aplicados, 85 foram doses de reforço. Esse foi o caso da Daiana Oliveira, 36 anos, que foi até o local na companhia do enteado Matheus, de 4 anos. “Moro aqui no Bairro Rio Branco. Adorei saber que teria vacinação na praça e aproveitei para fazer a terceira dose. A vacina é fundamental para nos protegermos contra a doença”.

Conforme a enfermeira Silvia Ferrazzo, a população aproveitou a oportunidade e marcou presença na VanCina neste sábado. Ela avalia que o total de doses aplicadas foi alto, considerando apenas um turno. Na parte da tarde, a vacinação para jovens e adultos segue na Central de Vacinas, na Estação Canoas da Trensurb.