Retomada do Orçamento Participativo em Canoas consolida uma das principais marcas dos governos de Jairo Jorge: a participação popular e cidadã

“É dessa forma que vamos construir a cidade que queremos”, enfatizou o prefeito, na noite desta terça (5/9) no bairro Rio Branco

Foto: Rafael Trajano/Vale Notícia

A comunidade canoense celebrou, na noite de ontem, a retomada do Orçamento Participativo municipal. Prova disso foi o salão da Paróquia Imaculada, no bairro Rio Branco, que ficou lotado para a escolha das prioridades para comunidade e também para toda a cidade, já que além das demandas do bairro é possível votar em uma de três grandes obras propostas para Canoas: o Mercado Público e espaço de eventos na Avenida Inconfidência, um novo paradão — ao estilo de Curitiba — no Golden Center e o novo Calçadão, entre a Tiradentes e a Fioravante. “A retomada do Orçamento Participativo é necessária, é um empoderamento para a sociedade”, destacou ao Vale Notícia o prefeito Jairo Jorge.

A retomada da participação popular é um compromisso de Jairo Jorge, que já vem sendo executado com sucesso, seja com o Prefeitura na Rua, Prefeitura na Estação, Prefeitura Presente e no recente Opinômetro, onde os canoenses ganham voz junto ao governo municipal.

População do bairro Rio Branco escolheu obras de melhorias na EMEF Monteiro Lobato como prioridade para a região

As plenárias do Orçamento Participativo (OP) foram retomadas em Canoas, na noite desta terça-feira (5). Com mais de 1,5 mil votos, a comunidade do bairro Rio Branco elegeu como prioridade a construção da quadra coberta, a reforma das instalações elétricas e a nova subestação na EMEF Monteiro Lobato. Já na escolha para a cidade, a mais votada foi a construção do Mercado Público e espaço de eventos na avenida Inconfidência.

Antes da plenária, realizada no Salão da Paróquia Imaculada, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, apresentou à comunidade um balanço das obras e serviços realizados desde 2021. “É uma imensa satisfação estar aqui, neste grande momento da democracia participativa da nossa cidade. É dessa forma, olhando para o presente e também para o futuro, com amplo espaço para participação dos canoenses, que vamos construir a cidade que queremos”, enfatizou.

“Acho que esta é uma oportunidade única para que a comunidade possa elencar aquilo que é prioridade para o nosso bairro. E nada melhor do que nós, a população, para sabermos o que a nossa região mais precisa. Fico muito feliz que a Prefeitura está retomando este projeto”, relatou Patrícia Fontoura, 42 anos, moradora do bairro há mais de 15 anos.

O resultado da votação foi a soma dos votos apurados na plenária presencial e dos oriundos da mobilização junto à rede escolar e das unidades básicas de saúde. Foram eleitos na plenária 17 delegados. A comissão representativa acompanhará todas as etapas da obra eleita da sua microrregião, além de representá-la no II Congresso da Cidade, que acontece em junho de 2024.

Orçamento Participativo

Foto: Guilherme Pereira/PMC

Ao todo, o OP conta com investimento superior a R$ 50 milhões. São 46 obras previstas, cuja realização se dará conforme prioridade definida pelos munícipes.

A próxima plenária acontece na terça-feira (12), no Salão da Igreja Nossa Senhora do Trabalho (Rua Fernando Ferrari, 2433, loteamento João de Barro), no bairro Niterói. A partir desta quarta-feira (6), a comunidade local já será mobilizada para o encontro, através de votação nas escolas e nas UBSs da região.

Confira aqui o cronograma completo das plenárias

Confira aqui o cronograma completo das plenárias

05/09 – Salão da Paróquia Imaculada, rua Ana Neri, 1309, bairro Rio Branco;

12/09 – Salão da Igreja Nsa. Sra. do Trabalho, rua Fernando Ferrari, 2433, loteamento João de Barro;

19/09 – EMEF Nancy Ferreira Pansera, rua 122, 336 – Setor 6, bairro Guajuviras;

26/09 – EMEF Thiago Würth, avenida Rio Grande do Sul, 4240, bairro Mathias Velho;

3/10 – EMEF Paulo VI, avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, bairro Fátima;

10/10 – Salão da Paróquia São Paulo, rua Lajeado, 1366, bairro Niterói;

17/10 – Salão da Capela São Vicente, rua Gildo de Freitas, 1480, bairros Estância Velha e Olaria;

24/10 – EMEF João Paulo I, rua São Pedro Pescador, 525, vila Santo Operário;

31/10 – EMEF Rio Grande do Sul, rua Wenceslau Brás, 35, bairro Mato Grande;

7/11 – EMEF Jacob Longoni, rua Porto Seguro, 197, bairro Nossa Senhora das Graças;

14/11 – Clube Recreativo Esportivo Brasil, avenida J. Renner, 1275, bairro Estância Velha;

21/11 – Salão da Paróquia São Pio X, avenida Rio Grande do Sul, 414, bairros Mathias Velho e São Luís;

28/11 – EMEF Governador Leonel Brizola, rua Ramiro Barcelos, 1450, bairro Igara;

5/12 – Complexo Martin Luther King, rua Romeu Morsch, 844, bairros Harmonia e Vila Cerne;

12/12 – Auditório Bordo LaSalle, avenida Victor Barreto, 2288, Centro.

(Ecom)