Restaurante Popular de Canoas ultrapassa a marca de 100 mil refeições servidas

Uma refeição nutricionalmente equilibrada servida com carinho. Este é o objetivo do Restaurante Popular de Canoas, que nesta quinta-feira (18) ultrapassou a marca de 100 mil refeições servidas desde a reabertura do local, em abril de 2021. Diariamente, cerca de 200 marmitas são servidas à população em vulnerabilidade social.

A canoense Angela Maria Guedes Reis, de 64 anos, é moradora do bairro Guajuviras e frequenta o Restaurante Popular diariamente, desde a reabertura. “Há dois anos que eu pego comida aqui, venho a pé e volto de ônibus, e a comida é maravilhosa. Vale muito a pena! Bem temperada, no capricho, o atendimento de todos também é maravilhoso”, comenta.

“Os canoenses que estão no momento com dificuldade em adquirir alimentos para produzirem refeições completas, podem utilizar o restaurante como forma de garantir a sua segurança alimentar”, explica a nutricionista da Diretoria de Segurança Alimentar, da Secretaria Municipal de Assistência Social, e gestora do Restaurante Popular, Anelise Ribeiro.

Aberto de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 13h, o local, situado na Avenida Boqueirão, nº 2.751, no bairro Estância Velha, serve, em média, 200 marmitas por dia a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O almoço custa R$1,00, e o valor não é cobrado para pessoas em situação de rua.

Como acessar o serviço
Para acessar o serviço do Restaurante Popular é necessário possuir CadÚnico válido (menos de dois anos da atualização). Recebem prioridade no atendimento às pessoas em situação de rua, desempregados, pessoas com baixa renda e aquelas que não recebem outros benefícios alimentares no município. Vale destacar que as inscrições nunca fecham, pois a ideia é que o Restaurante seja um local para a população utilizar enquanto precisar e, na medida em que vai superando a vulnerabilidade, novas vagas são abertas para usuários.