Reorganização administrativa da Prefeitura de Canoas é sancionada

A reestruturação busca eficientizar e modernizar a gestão, sem gerar custos adicionais ao município

Foto: Alisson Moura/PMC

Na manhã desta quarta-feira (26), o prefeito Jairo Jorge sancionou a lei da reorganização administrativa da Prefeitura de Canoas, que havia sido aprovada pelo Legislativo na semana passada. A reestruturação busca dar mais eficiência e modernizar a gestão, sem gerar nenhum custo adicional ao município, inclusive, com uma economia de quase R$ 400 mil até o final de 2024.

De acordo com o prefeito, a reorganização busca garantir que Canoas, através de uma gestão transparente e participativa, volte a ser reconhecida pelo comprometimento com os cidadãos. “Temos como meta registrar a garantia do bom funcionamento da Prefeitura, buscando eficiência, eficácia e efetividade. Eficiência é fazer o certo, eficácia fazer o certo do jeito certo e Efetividade fazer o certo do jeito certo para o objetivo certo. Para isso, é preciso que políticas sejam construídas a partir de evidências”.

Além de retomar e criar importantes novas ferramentas, a reestruturação ainda busca potencializar a atuação das secretarias finalísticas, que atendem diretamente a população, e melhor redimensionar a estrutura governamental, com uma gestão mais transparente e participativa.

Entre as novas estruturas estão o Escritório de Resiliência Climática, que reforçará e ampliará o trabalho da Defesa Civil, a Secretaria Extraordinária para a Gestão Hospitalar, responsável por acompanhar, monitorar e fortalecer o trabalho dos três hospitais, e o Escritório de Gestão, formado unicamente por servidores de carreira, que ficará responsável por acompanhar o andamento das políticas e dos recursos públicos.