Programa Nascer Canoas oferece teste do pezinho de forma gratuita nas unidades de saúde

Nesta terça-feira (6/6), comemora-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho, primeira estratégia de prevenção de doenças em crianças. No Município, o programa Nascer Canoas oferece o teste, que permite, com algumas gotinhas de sangue do recém-nascido, detectar precocemente doenças genéticas graves ou raras.

O teste, que precisa ser feito até o quinto dia de vida da criança, é oferecido gratuitamente nas unidades básicas de saúde e no Hospital Universitário (HU). O resultado sai, em média, entre três e cinco dias. Entre as doenças que podem ser identificadas pelo exame feito na rede pública estão hipotireoidismo congênito primário, fenilcetonúria, anemia falciforme e hemoglobinopatias, deficiência da biotinidase, fibrose cística e hiperplasia adrenal congênita.

Nascer Canoas

O programa acompanha as gestantes desde o início da gravidez até o parto e o desenvolvimento da criança até os dois anos, garantindo a redução das mortalidades infantil, fetal e materna. São oferecidos os serviços: teste rápido de gravidez; testes rápidos de HIV e sífilis (realizados na primeira consulta do pré-natal); consultas e exames de pré-natal, desde o início da gravidez; encaminhamento especiais para gestantes de alto risco; estímulo ao aleitamento materno e acompanhamento integrado de informações sobre as gestantes, mães e bebês atendidos nas unidades de saúde e no HU. Mais informações sobre o Nascer Canoas podem ser obtidas pelo telefone: (51) 3236-1600.