Profissionais do HU ensinam cuidados com bebês prematuros

Oficina foi ministrada para mães e pais de recém-nascidos internados na UTI Neonatal

Arthur Ghilardi/HU

Alguns cuidados com bebês prematuros exigem atenção redobrada. Exemplo disto é o manuseio com a criança na hora do banho. Desde o preparo da água morna, sentindo a temperatura com o antebraço, até a importância de enrolar o recém-nascido para proporcionar mais proteção fizeram parte das dicas da oficina para as mães e pais. A atividade foi promovida, nesta quinta-feira (17), Dia Mundial da Prematuridade, no Centro de Treinamentos da UTI Neonatal do Hospital Universitário de Canoas (HU).

As técnicas de enfermagem, Cristiane Ferrari e Nyaghara Rodrigues, demonstraram, com o auxílio de uma boneca e acessórios, o passo a passo para os familiares realizarem o banho de um bebê prematuro. Já a fonoaudióloga Marillise Floriano lembrou a importância do vínculo pele a pele dos pais com o bebê. “É importante dar colo na posição canguru, amamentar e, aos poucos, aprender a linguagem do bebê, identificando os tipos de choro. É um momento mágico.”, destacou.

A oficina de cuidados, realizada nos turnos da manhã e tarde, contou ainda com a pintura de babeiros e confraternização com entre os familiares O evento integra a programação do Novembro Roxo no HU, mês de conscientização sobre o nascimento prematuro, ou seja, bebês que nascem com idade gestacional menor que 37 semanas.

Thais Belmonte, 25 anos, e Márcio Silva, 24 anos, que acompanham há dois meses o crescimento do filho Samuel na UTI Neonatal do HU, participaram da oficina de cuidados do HU. “Meu filho está perto de ganhar a alta. Mas, ele nasceu com 29 semanas e 940 gramas. Somos pais de primeira viagem, tudo tem sido um grande aprendizado”, conta a moradora do bairro Niterói. Ela ainda acrescenta: “fico muito agradecida por todos os ensinamentos. É um universo completamente novo para nós”.