Professor da rede municipal de Canoas e seu filho consertam computadores e doam para pessoas em vulnerabilidade

Valter Schmeling e Murilo Schmeling iniciaram o projeto de recondicionar equipamentos eletrônicos em 2020, muito em função da pandemia que obrigou alunos e professores a se adaptarem a realidade do ensino à distância — e eles não pararam mais; Saiba como ajudar!

Foto: Gustavo Garbino/PMC

Em Canoas, computadores, notebooks, monitores, teclados, mouses, impressoras, caixas de som, celulares e periféricos em geral, mesmo com defeito, estão ganhando um novo destino: famílias em vulnerabilidade social. E isso só está acontecendo graças à união de esforços de um professor da Rede Municipal de Ensino em parceria com o filho estudante de engenharia metalúrgica.

Valter Schmeling e Murilo Schmeling iniciaram o projeto de recondicionar equipamentos eletrônicos em 2020, muito em função da pandemia que obrigou alunos e professores a se adaptarem a realidade do ensino à distância. Mesmo com muita dificuldade para conseguir parcerias em peças e mão de obra, pai e filho já conseguiram entregar 180 máquinas funcionando para famílias carentes em todo o estado.

Valter destaca que no início o processo era mais fácil e rápido porque contava com várias empresas e mão de obra parceiras. Entretanto, as doações e a falta de voluntários no auxílio de conserto e reformas dos eletrônicos caiu muito, dificultando o andamento do projeto. “Já rodei mais de 4.000 km atrás de componentes, seja para conserto, seja para doação. Enviamos máquinas para diversas cidades do estado. Meu foco é proporcionar a inclusão tecnológica para as famílias, principalmente para as crianças”.

Diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelo Branco, Valter pede para que mais pessoas se sensibilizem e se juntem ao projeto. “Não tem dinheiro que pague. É muito gratificante quando conseguimos entregar uma máquina para uma criança. É justamente por isso que pedimos que mais pessoas se juntem ao nosso projeto, muitos tem em casa aquele computador antigo que não usa mais, mas que ainda está funcionando e pode fazer a diferença na vida de quem mais precisa”, reiterou.

CAMPANHA PARA ARRECADAR MAIS DOAÇÕES
Nos últimos dois meses, mais de 1.700 servidores da educação receberam da Prefeitura de Canoas um subsídio para adquirir novos computadores. Com isso, a ideia da Secretaria Municipal da Educação é sensibilizar os docentes a doarem suas máquinas antigas para o projeto.

A secretária da Educação, Beth Colombo, observa que muitas vezes as máquinas acabam ficando paradas, justamente por serem antigas e desatualizadas. “Durante a pandemia, conseguimos perceber a dificuldade de muitas famílias que tiveram que fazer grandes esforços para auxiliar os filhos na escola. Muitas tinham apenas um aparelho de celular e que precisava ser dividido entre os irmãos para a realização das atividades. Se temos como ajudar, precisamos nos mobilizar para isso. Nesse início do ano, conseguimos contemplar os professores da nossa rede com auxílio para a compra de bons notebooks, com ótimas configurações e de um valor muito relevante. Nas escolas, distribuímos 4 mil Chromebooks para serem utilizados pelos estudantes. Mas, a conectividade vai muito além do período em sala de aula. Então, quem tiver e puder fazer esse gesto, tenho certeza de que vamos realizar o sonho de muitas crianças e adolescentes da nossa cidade”, frisou.

PEDIDO É POR MAIS DOAÇÕES E MÃO DE OBRA TÉCNICA
O problema no momento é para que mais parceiros se juntem ao projeto. “Estamos recebendo, mesmo que mais lentamente, máquinas para conserto. Mas precisamos muito de parceiros que nos auxiliem com peças e mão de obra técnica voluntária. Temos muitos pedidos e acabamos não dando conta. Muitos parceiros precisaram parar, mas os pedidos das famílias continuam”, solicita Valter.

Geralmente, a cada três equipamentos recebidos, um é montado e entregue para as famílias. “Vamos recondicionando as peças, retirando de um e colocando em outro, até que as máquinas fiquem funcionando com todas as condições possíveis. Tiramos peças, HDs, memórias e assim vamos montando novos computadores que, com certeza, irão fazer muita diferença na vida das famílias que recebem”, lembrou o professor.

Quem tiver interesse em doar pode entrar em contato diretamente com o professor Valter, via WhatsApp pelo (51) 98563-0039 ou via e-mail valter.schmeling@gmail.com.