Prevenção de alagamentos em Canoas: 14 mil metros de valas limpas

Serviço encerrou nesta semana no trecho paralelo a Rua Martin Luther King

Divulgação

Ações como a manutenção das casas de bombas e a limpeza de arroios e valas colaboram para a prevenção de alagamentos na cidade. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Obras finalizou 1.300 metros de dragagem da vala de macro drenagem paralela a Rua Martin Luther King, no Bairro Mathias Velho.

Com este trabalho, a Prefeitura de Canoas concluiu a primeira etapa dos serviços que somam 14.200 metros de valas de macrodrenagem com ligação direta as casas de bombas desde janeiro.

A limpeza de valas garante a maior velocidade de escoamento das águas pluviais até as casas de bombas e posterior bombeamento para as valas externas aos polders (diques de proteção).

Conforme o Secretário Municipal Adjunto, Marco Oliveira, além da dragagem das valas, foi realizado a limpeza de resíduos sólidos e embelezamento das margens. “As ações, a partir de agora, passam a se concentrar em valas secundárias (internas) que também são de extrema importância no sistema de drenagem do Município”, completa o engenheiro.

Saiba mais

A Administração possui um Sistema de Proteção a Cheias composto por canais de macrodrenagem, através dos quais a água da chuva é escoada. Oito Casas de Bombas, protegidas por diques, fazem parte desse sistema.

Em dias de muita chuva, para evitar alagamentos, a água é puxada pela força das bombas para o lado externo dos diques, acabando com o acúmulo de água em pontos da cidade.