Prefeitura na Rua soma 533 atendimentos no bairro Niterói

Além da prestação de diversos serviços aos canoenses, foram doados livros e kits com roupas de inverno — Foto: Guilherme Pereira/PMC

A 39ª edição do Prefeitura na Rua (PNR), realizada neste sábado (08), na Praça Dona Mocinha, no bairro Niterói, registrou 533 atendimentos. Durante a ação, que é a principal ferramenta de participação popular do município, 195 canoenses puderam apresentar suas demandas diretamente ao prefeito, secretários municipais, coordenadores e representantes das secretarias.

Antes da abertura, o prefeito Jairo Jorge agradeceu a presença do público e realizou o ato de entrega da revitalização da Praça Dona Mocinha, com o descerramento de uma placa. Na sequência, ele reforçou a importância do PNR. “Eu sempre digo que o prefeito não é o patrão do povo, mas o empregado do povo. Por isso, estamos aqui, no meio de um feriado de Páscoa, para servi-los, ouvindo suas sugestões e demandas”, destacou.

A primeira ficha para atendimento direto com o prefeito foi entregue a Marlene Souza, que chegou ao local por volta das duas horas da manhã. “Foi muito bacana. Eu pude relatar todas as demandas da minha comunidade, em especial as do bairro Fátima, que é onde moro”, enfatizou.

Já Marta Pedroso, moradora do bairro Niterói, considera o PNR fundamental para a resolução das demandas, principalmente as da saúde. “Hoje estou aqui representando um grupo de mães com filhos autistas. Agora, com este contato direto, acredito que as coisas irão começar a andar”, pontuou.

Morador do bairro Guajuviras, Odair José Loureiro, acredita que o PNR é uma grande ferramenta de gestão popular. “O Prefeitura Na Rua é necessário, pois garante acesso direto da população com o prefeito e representantes das secretarias. Ficar um ano sem esta ferramenta foi um problema”, enfatizou.

Além do prefeito de Canoas e dos secretários municipais atenderem a comunidade, também foram oferecidos serviços de vacinação contra a Covid, distribuição de mudas de árvores, atendimento da unidade móvel do CRAS, orientações do Procon, divulgação do CastraMóvel.

Durante esta edição do PNR, também foram doados 101 livros, através do programa Pegue e Leve, promovido pela Secretaria de Cultura, e 41 kits com roupas de inverno, distribuídos pela Defesa Civil municipal.

Sobre o PNR

O Prefeitura na Rua é um projeto que acontece em todos os quadrantes da cidade, sempre aos sábados, com a montagem de uma mini estrutura da administração municipal para o atendimento da população do bairro. Todas as solicitações, de cada área, são anotadas, protocoladas e encaminhadas para uma conclusão.

A próxima edição do evento acontecerá no bairro Guajuviras, no dia 15 de abril. As informações serão divulgadas em breve.