Prefeitura na rua: o time de Jairo com homenagens à um time de campeões

Com 318 atendimentos e a presença de atletas de destaque, a vitória neste sábado foi da comunidade

Prefeitura na Rua registra 318 atendimentos e faz homenagens para atletas — Fotos: Alisson Moura/PMC

Logo no começo da 24ª edição do Prefeitura na Rua, no Bairro Harmonia, foi realizada uma homenagem ao ex-judoca e campeão mundial João Derly e o judoca medalhista olímpico Daniel Cargnin. “Sou muito grato à Canoas. Legal voltar aqui e ver onde comecei. O esporte vai muito além de uma medalha olímpica, foi o que me transformou como pessoa. O João Derly sempre foi inspiração”, destacou Cargnin.

O prefeito Jairo Jorge agradeceu ao João Derly, responsável por trazer uma emenda parlamentar para estruturação de uma sala de lutas, para a prática do judô, no Bairro Mathias Velho, ainda quando era deputado federal e também lembrou da importância de exemplos positivos como o de Daniel Cargnin para os jovens. Também marcaram presença no evento, os jovens atletas paralímpicos Lauryen Júlia Monteiro da Costa, 12 anos, e Gabriel Alexandre Corso, 15 anos. Moradores de Canoas, os dois nadadores foram buscar auxílio para participarem dos Jogos Escolares Paralímpicos de São Paulo, que acontecem em novembro.

A programação do Prefeitura na Rua, realizada neste sábado (25), que conta com a participação do prefeito, vice-prefeito, subprefeita e todas as secretarias municipais, registrou 318 atendimentos. Além da possibilidade de falar com os gestores municipais, a comunidade pode receber a doação de mudas de árvores, consultar os serviços do Auxílio Emergencial Canoense, Procon e Central Móvel de Testagem Covid, que também ofereceu a terceira dose, de reforço, da vacina contra a Covid-19. Ainda teve o brechó de roupas e acessórios do Movimento Ação Por Canoas (MACA), com a unidade móvel da loja Roupas do Bem.

Eva Maciel busca auxílio na área da saúde

Moradora da Vila Cerne, Eva Maciel, 75 anos, aproveitou o Prefeitura na Rua para conversar com o secretário municipal da Saúde. “Preciso renovar a minha carteira de habilitação. Mas, antes, tenho que fazer a limpeza, manutenção da minha cirurgia de catarata. Aguardo desde 2019 e até agora não fui chamada para encaminhar o procedimento”. Assim como ela, a diarista Márcia Pedroso, chegou cedinho para conseguir reservar uma ficha para falar com o prefeito. Ela foi buscar apoio para uma situação de dívida de água do condomínio, onde mora no Bairro Rio Branco.

Márcia Pedroso procurou o prefeito para evitar corte de água em seu condomínio

Motoboy, Diomers de Moraes Hugo, 34 anos, foi até o Prefeitura na Rua solicitar a pavimentação e iluminação pública na Travessa 5 da Fernando Pessoa, no Harmonia. “Três meses atrás, eu vim até o Prefeitura na Rua e solicitei a remoção de uma casa que invadia a via pública e fui atendido. Muito importante esse canal da Prefeitura com a população. Só assim o cidadão passa a fazer parte da gestão da cidade”.