Prefeitura mantém busca ativa dos beneficiários do programa Oportunidade Canoense

O prefeito Nedy de Vargas Marques participou da busca no Guajuviras e fez a entrega em mãos do cartão ao auxiliar de obras Ronaldo Carolino

A Prefeitura de Canoas mantém a busca ativa dos moradores contemplados na 5ª edição do programa Oportunidade Canoense. Por meio do projeto, o Município fornece para cada beneficiado um cartão magnético carregado com créditos no valor de R$ 384,00 em passagens de ônibus. Totalmente isento de custos ao usuário, o cartão é válido para uso em até seis meses e para até quatro passagens diárias.

Nessa quinta-feira (27), o prefeito Nedy de Vargas Marques participou da busca no bairro Guajuviras e fez a entrega em mãos do cartão ao auxiliar de obras Ronaldo Carolino, de 44 anos.

Pai de quatro filhos e fora do mercado formal de trabalho há cerca de quatro anos, ele utilizará o benefício para se deslocar pela cidade e candidatar-se a vagas com carteira assinada e também para a realização de serviços esporádicos de limpeza e manutenção. “Eu só andava na minha bicicleta, mas agora vou andar de ônibus!”, comemorou.

De acordo com o prefeito, o Município trabalha para atender aos canoenses que se encontram na mesma condição de Ronaldo. “Nosso governo tem interesse em lhe entregar o cartão, mesmo que não tenha conseguido buscá-lo no Centro de Referência em Assistência Social, pois estamos focados em servir as pessoas”, disse.

Das 3,5 mil pessoas contempladas na 5ª edição do Oportunidade Canoense, cerca de 600 não retiraram o cartão, disponível desde o dia 28 de setembro. Agentes da Secretaria Municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia, responsável pelo funcionamento do programa, iniciaram a entrega em domicílio há duas semanas na Região Noroeste e agora buscam os contemplados na Região Nordeste.

A previsão é que a busca ativa alcance cerca de 40 pessoas por dia, até zerar a fila de remanescentes da 5ª edição do programa.

Por meio da secretaria de Governança e Enfrentamento à Pandemia, o Executivo já investiu cerca de R$ 2 milhões no programa, com recursos próprios. Desde a primeira edição, em novembro do ano passado, foram 11 mil inscritos, aproximadamente, e 8 mil beneficiados.

Os requisitos básicos para participar do Oportunidade Canoense são ter residência fixa em Canoas, renda mínima per capita de até um salário mínimo, ser maior de 18 anos, estar desempregado, em dia com o esquema vacinal contra Covid-19 e inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico.