Prefeitura de Canoas segue com a taxa de atualização do CadÚnico mais alta entre as 10 maiores cidades do RS

Município já atualizou quase 85% dos cadastros de famílias no programa que garante que famílias canoenses continuem sendo beneficiadas pelos diversos programas sociais

Foto: Gustavo Garbino/PMC

A Prefeitura de Canoas segue com a taxa de atualização do Cadastro Único (CadÚnico) mais alta entre as 10 maiores cidades do estado. O município tem um índice de 84,9%, que representa 27.074 famílias com cadastro atualizado no programa.

De acordo com o secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves, os números foram alcançados através de um grande esforço da equipe. “Estamos atuando em várias frentes, promovendo mutirões e incentivando a atualização dos cadastros. O CadÚnico é um instrumento importante para que as famílias canoenses continuem sendo beneficiadas pelos diversos programas sociais”, destacou.

Quem deseja se inscrever ou atualizar o cadastro do CadÚnico pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua região. É necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda, se tiver.

Entre as ações da Prefeitura de Canoas que exigem o CadÚnico, estão:

– O Restaurante Popular;
– O Cesta Básica Canoense;
– Oportunidade Canoense;
– Auxílio Emergencial Canoense;
– Castração, consultas e cirurgias de animais na SEBEA;
– Passagem de ônibus para idosos (60-64 anos).

Os dados também são utilizados na concessão e manutenção de benefícios nas esferas estaduais e federais, como Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Mutirão CadÚnico
Além dos atendimentos via CRAS, a Prefeitura de Canoas disponibiliza também mutirões para inscrição e atualização dos cadastros. Os atendimentos acontecem semanalmente, sempre às quartas-feiras, das 9h às 16h, em um dos CRAS da cidade.

A entrevista é feita por um funcionário da Prefeitura, que faz perguntas sobre vários aspectos da realidade da família: quem faz parte, características do domicílio, despesas, se há pessoas com deficiência, grau de escolaridade dos integrantes, características de trabalho e remuneração dos integrantes da família e se a família é indígena ou quilombola.

“Esses mutirões são importantes para mobilizar a população, esclarecer dúvidas e incentivar o cadastramento e a atualização. O CadÚnico é utilizado para monitorar a situação da população de baixa renda, com objetivo de conhecê-las e selecioná-las para programas sociais”, destacou o gestor do CadÚnico, Douglas Flesch Cygainski.

Próximo Mutirão
Na próxima quarta-feira (17), o Mutirão do CadÚnico acontecerá no CRAS Mathias Velho, Rua São Gabriel, 441. Com a distribuição de 200 fichas, das 9h às 16h.

Confira os endereços e contatos dos CRAS em Canoas

CRAS Guajuviras
Setor 5 Quadra R ,20 – Guajuviras
Fone: 3478-4316
E-mail: cras.nordeste@canoas.rs.gov.br

CRAS Rio Branco
Rua Montenegro, 1057 – Rio Branco
Fone: 3236.2715 / 3463-1260
E-mail: cras.sudoeste@canoas.rs.gov.br

CRAS Mathias Velho
Rua São Gabriel 441 – Mathias Velho
Fone: 3236.2719
E-mail: cras.mvelho@canoas.rs.gov.br

CRAS Sudeste (Niterói)
Rua Alegrete ,1295
Telefone: 9 81707784 (somente ligações)
E-mail: cras.sudeste@canoas.rs.gov.br

Horário de atendimento é das 8h às 18h.