Prefeitura de Canoas se reúne com moradores do Jardim da Conquista para discutir regularização fundiária

Foto: Gustavo Garbino/PMC

Pleiteando a regularização fundiária do local há mais de dez anos, os moradores do Loteamento Jardim da Conquista, Bairro Mato Grande, já podem ficar mais otimistas. Nessa quinta-feira (9), o prefeito em exercício, Dr. Nedy Marques, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e a vereadora Maria Eunice se reuniram com a presidente da associação de moradores da comunidade para tratar sobre o tema.

“É uma comunidade que vive angustiada, porque há muitos anos mora em uma área privada e corre o risco de ser retirada do local, a partir de uma ação judicial para reintegração de posse. Por isso, nós estamos trabalhando para fazer uma permuta de área com o proprietário. Com a posse da área, teremos condições de fazer a regularização fundiária e realizar o sonho dessas mais de 200 famílias”, destaca o prefeito em exercício, Dr. Nedy Marques

A presidente da associação de moradores da comunidade, Maria Elaine Pereira, comentou sobre a expectativa para o processo. “Agora estamos com esperança de que tudo dê certo, porque são mais de 200 famílias lá, dependendo disso. Estamos lá há tantos anos, com processo desde 2011. Precisamos dessa regularização para termos melhores condições, água, saneamento e mais qualidade de vida”.

De acordo com a secretária adjunta de Habitação, Roberta Togni, o encontro representou um importante passo. “Temos que reforçar que é um trabalho longo, mas nós estamos em tratativas com a comunidade para que possamos seguir esse trabalho. Existe todo um processo, precisamos trazer essa área para posse do município, ter a aprovação da Câmara e depois começar o processo de regularização fundiária. Mas, hoje, é um primeiro passo importante para a cidade e para essas famílias”.