Prefeitura de Canoas levou 20 pessoas com algum tipo de deficiência para passar o dia em Capão da Canoa

Veja como foi essa experiência inesquecível

FADERS-Divulgação

A euforia e a alegria de estar na praia pela primeira vez, tomou conta do jovem Antônio Carlos Zille, atendido pela Associação Pestalozzi de Canoas. O momento tão esperado para tomar banho de mar, aconteceu na quarta-feira (18), quando a Prefeitura de Canoas, através de uma iniciativa da Secretaria adjunta de Inclusão, levou Antônio e mais 19 pessoas com algum tipo de deficiência para passar um dia na praia de Capão da Canoa.

“Eu não conhecia o mar, foi bem divertido. Gostei de todo o mar e vou querer voltar para me divertir de novo com meus amigos”, disse. Assim como ele, Bruna Vitória era só sorrisos se divertindo com os colegas na água. “Gostei de tudo. Foi muito bom poder curtir este dia”, falou a jovem, de 19 anos.

O secretário adjunto de Inclusão, Vitor Hugo Longaray, explica que apesar do projeto existir há 11 anos, esta foi a primeira vez que os canoenses participaram. “Ficamos gratos em poder proporcionar momentos inesquecíveis para pessoas como para o Antônio. Por sua condição financeira e psicológica, nunca esteve na praia e, através da parceria com a FADERS, hoje ele conheceu o mar.”

Longaray aponta também que ações como essa dão a certeza de que Canoas está no caminho certo, fazendo a inclusão de forma correta. “Inclusão com amor, com carinho, respeito e, acima de tudo, com dignidade.”

Praia Acessível

O passeio foi possível através do projeto Praia Acessível, desenvolvido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS (FADERS). O objetivo é possibilitar que pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida tenham acesso ao banho de mar. O banho, realizado em cadeira de rodas anfíbia (própria para terra e água) é acompanhado por técnicos preparados para lidar com o usuário, passando segurança e proporcionando que o mesmo desfrute ao máximo a experiência