Prefeitura de Canoas já destinou 250 animais para adoção responsável em 2021

Cães, gatos e cavalos, vítimas de maus-tratos, receberam atendimento veterinário na SEDA antes de ganharem um tutor definitivo

A Prefeitura de Canoas alcançou, nesta quinta-feira (23), a marca de 250 animais destinados à adoção responsável em 2021. Os cães, gatos e cavalos, vítimas de maus-tratos, receberam atendimento veterinário e os cuidados diários da equipe veterinária da Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais (SEDA). Todos foram desverminados, castrados, vacinados e microchipados antes de ganharem um tutor definitivo.

A secretária adjunta da SEDA, Fabiane Tomazi Borba, destaca que o papel da Prefeitura é encontrar uma família que possa dar o cuidado adequado. “A SEDA não é um canil, não é um local para os animais ficarem albergados permanentemente. É um espaço de passagem. Nosso objetivo aqui é prestar o melhor atendimento possível, fazer a castração, reabilitar os animais e encaminhá-los para lares que possam dar o amor, o carinho e atenção que eles tanto merecem. Por isso, as adoções são fundamentais, desde que sejam responsáveis”, ressaltou.

Em busca de um novo lar

Fotos: Gustavo Garbino/PMC

Muitos são os exemplos de cães, gatos e cavalos que estão na SEDA há muitos anos à espera de um novo lar. Como é o caso do gato George, de 3 anos, que precisou passar por uma cirurgia para a retirada de um olho. Ele foi entregue na SEDA por um senhor que encontrou o animal na rua, em condições precárias. Agora, o animalzinho já está recuperado e disponível para adoção.

Quem também segue disponível para adoção é a cadela Moa, de 5 anos, que vivia na casa de um acumulador de animais junto com outros 45 bichinhos, em situação vulnerável. Depois de passar por atendimento na SEDA, está pronta para ser adotada.

Como adotar

Quem deseja adotar um cão, gato ou cavalo pode visitar a sede da SEDA, na avenida Boqueirão, 1986, no Bairro Igara, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência. Quem adota, também ganha acompanhamento médico veterinário para garantir a saúde do animal. Ainda esperam um novo lar na SEDA mais de 100 animais encontrados em situação vulnerável.