Prefeitura de Canoas inicia curso de capacitação em Libras para servidores

Foto: Guilherme Pereira/PMC

Nesta terça-feira (23), a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Adjunta de Inclusão, iniciou um curso em Libras para servidores municipais. A iniciativa faz alusão a Semana da Pessoa com Deficiência e tem como objetivo capacitar os profissionais para o atendimento de pessoas surdas. O curso, iniciado nesta manhã, segue até dezembro, totalizando 60 horas de conteúdo.

As aulas são ministradas pela diretora de inclusão, Mari Mantelli, que também atua como professora e intérprete de Libras no município há mais de 30 anos. “É uma iniciativa de grande importância para capacitarmos nossas equipes para o melhor atendimento da população surda. Fico muito contente pelo interesse que todos aqui tiveram em participar desse curso”, ressaltou Mari.

O secretário adjunto de Inclusão, Vitor Longaray, comentou sobre a iniciativa. “Tinhamos esse objetivo, de trazer junto das atividades da Semana da Pessoa com Deficiência algo de valor e que representasse uma necessidade para o município. É um projeto que vai melhorar muito nossa qualidade de gestão e atendimento”, destacou.

A iniciativa contou com apoio da Secretaria de Cultura, que cedeu espaço do auditório onde serão realizadas todas as aulas.

Libras
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil desde 24 de abril de 2002, através da Lei nº 10.436. Utilizada por mais de 2 milhões de pessoas, é atualmente o segundo idioma mais falado do país.