Prefeitura de Canoas inicia busca ativa para encontrar usuários do SUS

A dificuldade em encontrar pessoas que utilizam serviços na rede pública de saúde levou a Administração Municipal a iniciar uma busca ativa por estas pessoas. Integrantes da equipe de mobilização começaram quinta-feira (17), a procura por moradores que estão com seus dados pessoais desatualizados ou incorretos. Estas informações são utilizadas, por exemplo, para avisar o munícipe sobre a mudança de horário de consultas ou exames realizados pelo SUS.

No primeiro dia de busca foram localizadas 99 pessoas, de uma lista de 297 das quais já foram realizadas tentativas de contatos telefônicos e via whats, sem sucesso. O diretor da Mobilização, Fabiano Machado dos Santos, explica que uma equipe de 22 pessoas está nas ruas, percorrendo diversos bairros. O trabalho, que acontece de segunda a sexta-feira, acontece das 12h às 19h. “Colocamos este horário estendido para tentar atingir as pessoas que trabalham e que chegam no final da tarde em casa.”

A moradora do bairro Rio Branco, Ana Kelly Barbosa Rocha, de 38 anos, foi surpreendida pela chegada dos agentes em frente à sua casa, chamando pelo nome. “Nem acreditei”, disse ela ao explicar que, em virtude de ter sido mãe recentemente, o aparelho celular fica a maior parte do tempo no silencioso.

Como atualizar o cadastro
A atualização pode ser feita diretamente em qualquer unidade de saúde ou na plataforma Atualiza Aí, no site da Prefeitura.
Nas unidades de saúde o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência para realizar a alteração dos dados.
Pelo Atualiza Aí (canoas.rs.gov.br/servicos/atualizaaisaude/) é possível ajustar o número de telefone, endereço e e-mail, dentre outras informações, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Após o preenchimento dos dados, ao clicar em enviar, as respostas automaticamente serão transmitidas para um teleatendente do ZAP Saúde Canoas. Um funcionário entrará em contato com o usuário, para solicitar fotos dos documentos e validar o processo. Somente com a validação documental é que as informações serão atualizadas nos sistemas do Município e do SUS.