Prefeitura de Canoas finaliza o pagamento do Microcrédito Cultural 2021

Secretaria Municipal da Cultura informa que foram concluídos os pagamentos, no valor de R$ 5.000,00 cada, para os 50 artistas selecionados

Com o objetivo de fomentar a economia da cultura local e valorizar os artistas canoenses, a Prefeitura de Canoas realiza o Microcrédito Cultural 2021. A Secretaria Municipal da Cultura informa que foram concluídos os pagamentos, no valor de R$ 5.000,00 cada, para os 50 artistas selecionados. Os contemplados poderão executar os projetos até um ano após o pagamento do incentivo.

A divulgação da relação dos projetos e artistas selecionados aconteceu dia 10 de agosto. Foram 5 projetos de Artes Cênicas; 13 de Artes integradas; 8 de Audiovisual e cinema; 5 de Cultura Afro-brasileira; 1 de Dança; 5 de Livro, leitura e literatura; 12 de Música e 1 de Tradição e Folclore. Os contemplados poderão executar os projetos até um ano após o pagamento do incentivo.

O jornalista e produtor cultural, Wender Zanon, é autor de um dos projetos selecionados: Discografia Canoense – This is Canoas, not POA! A iniciativa consiste em seis episódios, apresentados como podcast, trazendo discos lançados por canoenses desde os anos 60. “O edital do Microcrédito é um programa para a remuneração de artistas que colaboram para a formação da identidade da nossa cidade”, observa Wender.

“Fomos contemplados com o projeto: 1ª Semana da Poesia de Canoas, que deve ser realizada no próximo ano. Durante a programação, vamos contar com poesias nos ônibus, apresentação musical, teatro, além de oficinas de poesia e sarau em praça pública”, explica a presidente da Casa do Poeta, Maria Luci Cardoso Leite. Ela completa ainda “o incentivo financeiro do Microcrédito colabora para a manutenção das atividades da Casa do Poeta de Canoas”, destaca.

“O Microcrédito Cultural visa beneficiar as diversas linguagens culturais da nossa cidade de Canoas. Ficamos muito felizes de estarmos cumprindo essa meta de Governo. Neste momento de pandemia, está sendo fundamental os artistas receberem esse recurso”, avalia o secretário da Cultura, Pinheiro Neto.

Saiba mais:
* Neste ano, a seleção dos projetos contou com um sistema de cotas. Ou seja, realizadores que se declararam negros, idosos, indígenas, quilombolas, pessoa com deficiência, ciganos ou LGBTQIA+ já receberam 10 pontos no início;
* As inscrições para o Microcrédito Cultural 2021 aconteceram de 22 de março até 12 de maio;
* Foram registrados 280 projetos inscritos, resultando no maior número de projetos recebidos desde a criação do programa, em 2009;
* Deste total, 189 habilitados participaram da seleção conforme o edital.