Prefeitura de Canoas entrega mais de R$ 15 milhões em novas tecnologias para os alunos da rede municipal

Cinco mil tablets e 322 mesas interativas irão auxiliar no processo de alfabetização e inclusão digital

Os alunos da rede municipal de Canoas já podem contar com uma novidade nas salas de aula. Através do Projeto Renova, que busca expandir o uso da tecnologia nas escolas, a Secretaria da Educação (SME) realizou a entrega de cinco mil tablets e 322 mesas interativas, que foram distribuídos em todas as escolas do município. O investimento para aquisição das novas tecnologias foi de mais de R$ 15 milhões.

De acordo com a secretária da Educação, Beth Colombo, a inclusão de dispositivos digitais nas escolas é fundamental para garantir a formação completa dos alunos. “A inclusão da tecnologia na educação é um recurso fundamental para motivar os alunos e tornar o aprendizado mais dinâmico e efetivo. Com o avanço tecnológico e a digitalização nas formas de mediação social, a alfabetização digital tornou-se uma habilidade básica para a vida pessoal e profissional”.

As mesas interativas possuem mais de sete mil atividades, com infinitas possibilidades de uso para o aprendizado, tanto de alunos da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental. O programa também conta com recursos de libras, para alunos de inclusão. As mesas contam com recursos focados para o processo de alfabetização e letramento dos alunos, além de promover a inclusão e alfabetização digital.

Na EMEF Gonçalves Dias, a gurizada aproveitou o primeiro contato com as mesas. A aluna do 2º ano, Gabrielle Machado, 7 anos, falou sobre a experiência. “Gostei muito, hoje aprendi várias palavras novas com as atividades. Tomara que a professora sempre traga a gente para ter aulas aqui, para poder usar bastante as mesas. É muito legal”.

Os tablets serão entregues para todos os alunos na fase alfabetização, entre o Maternal II e o 2º ano do Ensino Fundamental. A grande novidade é que os alunos da rede poderão levar o equipamento para suas casas, para que possam continuar trabalhando os recursos vistos em sala de aula e funcionando como um caderno digital.