Prefeitura de Canoas entrega Centro Comercial 2, no bairro Fátima, em evento que contou com diversas atrações

Ao todo, serão quatro lojas que passam a operar no local, como uma lancheria, uma papelaria, uma loja e uma padaria. A estrutura comercial possui, aproximadamente, 160 metros quadrados — Foto: Gustavo Garbino/PMC

Nesta quinta-feira (02), os moradores do loteamento Morada Cidadã, no bairro Fátima viveram mais conquista. A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDHU), fez a entrega do prédio do Centro Comercial 2. O evento contou com uma série de serviços de 12 secretarias para a comunidade.

De corte de cabelo a cadastro de currículo, os moradores puderam aproveitar também atividades esportivas e culturais, fazer exames de saúde e ainda, confeccionar documentos. A cerimônia reuniu autoridades e lideranças comunitárias para marcar a entrega de uma estrutura que foi concebida no ano de 2014 e abandona em 2018.

O prefeito em exercício, Dr. Nedy Marques, lembrou que nos primeiros dias do atual governo, ele cobrou a retomada das obras e a conclusão do espaço. “Era triste ver que essa estrutura estava ruindo. Fizemos um esforço em toda a Prefeitura e hoje, conseguimos entregar este Centro à comunidade. Trabalhamos para servir a população, alicerçados na legalidade. Quero ver agora o pessoal descendo dos apartamentos para comprar o pão quentinho na frente de casa”, disse em tom de humor.

A secretária da SMDUH, Joceane Gasparetto, relembrou a história e a luta dos moradores pela conquista do espaço e das moradias. “Esse loteamento é um exemplo de que quando trabalhamos para construir a dignidade das pessoas, elas aprendem a lutar pelas suas necessidades. Hoje, elas têm a moradia, agora conseguiram um centro de compras com comerciantes da comunidade, ou seja, aqui está se gerando emprego e renda para elas próprias. E seguiremos trabalhando aqui, fomentando ainda mais a cidadania deste povo canoense”, exaltou.

Da comunidade
As moradoras Ângela Maria Modtkowski e Edi Neusa Aguirre Flores estavam eufóricas com a entrega do prédio, pois elas serão duas comerciantes no local. Ângela será a dona da loja de vestuário. “Faz anos que buscamos esse espaço. Conheço todos por aqui e espero progredir vendendo roupas e calçados”. Já Edi, será a proprietária da lancheria. “Não vejo a hora de colocar os equipamentos aqui e começar a trabalhar”, revelou.

Mas quem gostou da novidade foi Janete da Rosa, a moradora que não vê a hora dos comércios estarem abertos. “A gente mora aqui mais ao fundo do loteamento, não temos onde fazer compras sem sair daqui, fica longe para ir a pé. Agora, com essas lojas que vão abrir, vai facilitar muito para gente”, comentou

Centro Comercial
Ao todo, serão quatro lojas que passam a operar no local, como uma lancheria, uma papelaria, uma loja e uma padaria. A estrutura comercial possui, aproximadamente, 160 metros quadrados. Os novos  comerciantes do local foram selecionados por meio de um edital público que regeu o certame. Um dos requisitos era ser morador do loteamento.

O Loteamento Morada Cidadã é uma iniciativa da Prefeitura de Canoas para reassentar famílias em vulnerabilidade social e que sobreviviam em áreas irregulares no município. Além das moradias, o Governo Municipal está entregando o Centro Comercial e está construindo uma Unidade de Saúde, além das obras da Perimetral Oeste que estão passando pela região.