Prática de exercícios é essencial na prevenção, tratamento e combate de doenças como o câncer

Conforme estudos do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir o câncer de intestino (cólon), endométrio (corpo do útero) e mama.

Realizar atividades físicas é o começo para uma história de qualidade de vida e boa saúde. Apesar de que mesmo pessoas que praticam atividades regulares estão suscetíveis a ter a doença, por fatores genéticos, não realizar pode ser muito prejudicial.

A aluna do Programa de Lazer Atividade Física e Saúde (Plafs), Marilice Tumelero Zorzi, pratica atividades físicas no Parque Municipal Getúlio Vargas há 27 anos. Ela destaca os benefícios das aulas durante seu tratamento de câncer. “As atividades e o atendimento dos profissionais de Educação Física do programa são excelentes. Fazer parte do grupo de ginástica fortaleceu a minha imunidade e saúde. Em 2019, tive câncer de estômago e passei pelo processo de quimioterapia e cirurgia. O que me fortaleceu foi a convivência no grupo e a atenção dos profissionais e colegas. Agradeço aos responsáveis do Plafs, pela importância que dão aos projetos de atividades físicas, que são essenciais para prevenir doenças físicas e mentais. Essa gestão está tendo uma atenção especial com a comunidade”.

O Plafs é um programa da Prefeitura Municipal de Canoas, realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e desenvolve, através do programa, diversas aulas de atividades físicas e de lazer, com o objetivo de promover a integração, melhora da saúde, condicionamento físico e que também auxiliam na prevenção e tratamento de várias doenças.

Integrante da Diretoria da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas, Rosane Rocho Moller, fala sobre a importância dos exercícios no tratamento da doença. “Nós observamos que os portadores de câncer que praticam atividades físicas têm uma melhora significativa na saúde. Lembrando que as atividades são realizadas com aqueles que receberam autorização médica. Os benefícios são a socialização, melhora da força muscular, resistência cardiorrespiratória, flexibilidade, diminuição do estresse, melhora da autoestima e autoconfiança. A liga recebe ajuda de voluntários de Educação Física que trabalham com os pacientes e muitas vezes, vamos aos parques da cidade, para realizar as práticas. Ter espaços e pessoas que oferecem esse auxílio é extremamente importante. Os assistidos pela liga, realizam as atividades na unidade da entidade que fica junto a oncologia do Hospital Nossa Senhora das Graças”.