Pacientes do HU recebem cuidados de barbearia para o Dia dos Pais

Ação foi organizada pela Comissão de Humanização do complexo hospitalar

Fotos: Gustavo Garbino

Garantir melhor autoestima e bem-estar para os papais que estão internados no Hospital Universitário de Canoas (HU) e, provavelmente, vão passar o próximo final de semana no complexo de saúde. Com este objetivo, a Comissão de Humanização do HU organizou a visita do barbeiro Gaspar Centeno. O serviço voluntário foi realizado na tarde desta quarta-feira (10), no sétimo andar e em alguns quartos do hospital. A programação é uma ação especial alusiva ao Dia dos Pais.

A interventora do HU e assessora superior da Prefeitura de Canoas, Juceila Dall’Agnol de Lacerda e o presidente da Comissão de Humanização do hospital acompanharam a atividade. “Resolvemos repetir a iniciativa já realizada no ano passado. Os pacientes sempre são muito receptivos. Todos querem estar bem para receber os familiares no Dia dos Pais”, explica Padilha.

Barbeiro há 4 anos, Gaspar Centeno realiza a ação voluntária pela segunda vez no Hospital Universitário. “Poder servir para uma causa social e ajudar a cuidar dos papais hospitalizados é muito gratificante. Não dá pra gente pensar só no dinheiro”, salientou o barbeiro.

Motorista aposentado, José Jari da Silva, 72 anos, foi o primeiro atendido pelo barbeiro. Pai de dois filhos, de 41 e 50 anos, ele estava feliz com a iniciativa. “Já estava sentindo o cabelo por cima da orelha. Achei o serviço ótimo”, comentou o paciente do sétimo andar.

Acompanhado da filha Débora, de 29 anos, o paciente Enio Valdir Mann, 63 anos, chegou a se emocionar com o cuidado do trabalho voluntário do barbeiro. “O pai é muito emotivo. Ele está com saudades dos netos, filhos da minha irmã Patrícia. Estamos na expectativa dele ganhar alta na próxima semana, mas o Dia dos Pais ainda será aqui no hospital ao lado dele”, frisou Débora.