Outubro Rosa: conheça a história de Paula Muller, funcionária do HU venceu o câncer de mama

Técnica de enfermagem do Hospital Universitário de Canoas (HU) há seis anos, Paula Muller foi diagnosticada com câncer de mama em 2020, com 32 anos. Passados dois anos, a mãe da Rafaela, 17 anos, e do Arthur, 6 anos, comemora a recuperação e mantém o acompanhamento por cinco anos. Paralelamente, a profissional se prepara para relatar sua história de superação na segunda quinzena deste mês.

Moradora do bairro Olaria, em Canoas, depois de receber a alta da quimioterapia e algumas cirurgias, Paula será palestrante de um evento de conscientização do Outubro Rosa que está sendo organizado pela coordenação da Saúde da Mulher do HU. Com o tema Da Conscientização à Prática da Prevenção, o encontro ocorre no dia 27 de outubro, às 10 horas, no salão de eventos do segundo andar do HU.

“Descobri sem querer, durante um treinamento de uma ginecologista que fez uma ecografia em mim. Mas, lembro que não me desesperei. Sempre aceitei, pois se estava acontecendo comigo era porque tinha um propósito”, conta a funcionária do Pronto Atendimento Obstétrico do hospital.

Paula Muller passou pelo tratamento com muito otimismo — Foto: Arquivo pessoal

“O período mais difícil foi quando ocorreu a retirada da mama. Sigo o processo de cicatrização para reconstrução. Tanto o apoio da família, quanto dos amigos é essencial para o tratamento”, lembra Paula.

Ela aproveita para alertar que é fundamental a realização do autoexame. “Não espere chegar o Outubro Rosa. Qualquer sinal de alerta procure um profissional qualificado e faça exames periodicamente. Não existe mais idade nem histórico familiar para que a doença se desenvolva”, pontua a técnica de enfermagem do HU.

Saiba mais

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a prevenção do câncer engloba ações que devem ser adotadas para reduzir os riscos de ter a doença. O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco e a adoção de um modo de vida saudável.

Já a prevenção secundária visa detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.

O que é câncer?

Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos à distância. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Dicas preventivas

Fonte: Instituto Nacional de Câncer – INCA. Site: https://www.inca.gov.br