Operações de Fiscalização e Sossego vistoriam seis bairros de Canoas

No Harmonia, bar foi interditado e proprietário multado por reincidir na infração

Divulgação/GM

Entre a noite de sábado (3) e a madrugada deste domingo (4), foi realizada mais uma etapa de fiscalização Covid em conjunto com a Operação Sossego, uma parceria entre a Guarda Municipal, Diretoria de Trânsito e Brigada Militar. Foram 11 locais vistoriados, entre eles estabelecimentos comerciais, praças e postos, nos bairros Nossa Senhora das Graças, São José, Marechal Rondon, Centro, Guajuviras e Harmonia.

Um bar localizado na Rua Santo Antônio dos Pobres, no bairro Harmonia, foi interditado por conter cerca de 70 pessoas, a maioria sem máscara, em baile com música alta. O proprietário do espaço, que já foi fiscalizado e orientado outras vezes, recebeu multa no valor de R$ 10.000,00 por ser reincidente e pela gravidade da infração. “A maioria das pessoas não respeitava o distanciamento social e o local não tinha ventilação. Como o proprietário e alguns clientes não respeitaram a ordem de encerrar as atividades e esvaziar o local, foi necessário a Brigada Militar pedir reforço para dispersar o grupo”, relata o Inspetor Regional da Guarda Municipal, Rodrigo dos Santos.

Além do crime de descumprimento das regras da Covid-19, o proprietário do local foi detido por resistência e desobediência. Posteriormente, foi encaminhado, pela Brigada Militar, para a Delegacia Policial de Pronto Atendimento (DPPA) de Canoas.

Desde o início do ano, as operações para coibir aglomerações e o cumprimento dos decretos de distanciamento controlado do Governo do Estado foram intensificadas e ganharam reforços de outras forças de segurança pública, como a Brigada Militar, Polícia Civil, além da Fiscalização de Trânsito de Canoas e agentes das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária.

Denúncias de descumprimento dos protocolos sanitários

Faça denúncias de aglomerações pelo WhatsApp (51) 993014751, que deve ser contatado apenas pelo aplicativo, e não em ligações; pelo número 153, do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC); pelo 190, da Brigada Militar; ou, ainda, pelo 197, da Polícia Civil.