Operação Divisas une forças entre Canoas e Cachoeirinha

Barreiras são montadas em pontos estratégicos para que sejam realizadas abordagens e revistas

Nessa quarta-feira (25), as Guardas Municipais de Canoas e Cachoeirinha realizaram uma nova edição da Operação Divisas, no limite entre as duas cidades. Os agentes atuaram por cerca de duas horas, contabilizando a abordagem de 55 veículos, 17 motocicletas e 72 pessoas. Em Canoas, nenhum veículo foi retido e nenhuma infração gravíssima foi registrada.

A Operação Divisas acontece, semanalmente, em parceria com as Guardas Municipais e Diretorias de Trânsito das duas cidades da Região Metropolitana. O foco dos trabalhos é a prevenção e a repressão a furtos e roubos de veículos, tráfico de drogas e demais delitos. O comandante da Guarda Municipal de Canoas, Eder Martini, destaca a necessidade de operações desta natureza. “Temos uma preocupação constante com a circulação de veículos entre as duas cidades devido ao fácil acesso entre elas. É importante para a segurança que estejamos atentos e engajados em ações que previnem e asseguram a população”, conclui.

Além de promover ações nos limites com outros municípios, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Civil de Canoas também possui 18 pontos com câmeras de cercamento eletrônico. O sistema reconhece placas de veículos furtados ou roubados, por meio da base de dados do Detran. Após a identificação, é emitido um alerta para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que, imediatamente, aciona a Guarda Municipal ou a Brigada Militar.