Oito meses preso, sozinho e faminto preso em um apartamento: Secretaria dos Direitos dos Animais de Canoas resgata cão

Cãozinho estará disponível para adoção depois de castrado

Foto: SEDA-PMC

Oito meses preso, sozinho e faminto em um apartamento: esta foi a situação da qual um cãozinho foi resgatado na tarde desta quinta-feira por uma equipe da Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais e da Brigada Militar. O caso aconteceu no bairro Estância Velha.

“Fomos chamados para averiguar uma suspeita de crime de maus tratos que já vinha acontecendo há oito meses. Recebemos o número do protocolo e as fotos enviadas por um vizinho, mostrando um cão trancado em um apartamento, sem comida, e nos deslocamos imediatamente”, conta o Diretor de Proteção Animal da SEDA, Thiago Lopes.

No local, uma moradora do condomínio informou que o animal vinha sendo alimentado por ela, por baixo da porta, desde junho do ano passado. Segundo outros moradores, o proprietário do apartamento visitou o imóvel pela última vez no Natal.

Após o resgate, a Brigada Militar e a SEDA encaminharam o cãozinho para atendimento veterinário, banho e tosa. Ele estará disponível para adoção somente depois de ser castrado. O antigo tutor será autuado de acordo com as leis de maus tratos e de crimes ambientais.

O Secretário da SEDA, Gabriel Gonçalves, ressalta a importância de denunciar através no CAC. “Lembramos, no entanto, que estamos em processo de reestruturação, criando procedimentos e fluxos para aprimorar e agilizar o atendimento diário e o combate aos maus tratos aqui no município de Canoas”.