Oito escolas da rede municipal de Canoas se preparam para receber o selo Escola Sustentável

Seminário realizado entre os dias 6 de 7 de outubro faz parte do cronograma do Projeto Escola Sustentável — ICLEI

Nesta sexta-feira (7), a Secretaria Municipal de Educação dá sequência ao Seminário da Cidade, que iniciou ontem (6) e marca o início das ações do Projeto Escola Sustentável — ICLEI. A iniciativa ocorre em oito escolas municipais: as EMEFs Paulo Freire, Sete de Setembro, Jacob Longoni, Santos Dumont, Nelson Paim Terra, Rio Grande do Sul, Thiago Würth e Arthur Pereira de Vargas.

Um grupo de ação da ONG ICLEI, que fornece consultoria técnica aos governos locais para atingir os objetivos de sustentabilidade, vai identificar quais são as iniciativas que já estão presentes nessas escolas e auxiliará na elaboração dos planos de cada uma das instituições de ensino. Ao concluírem esse processo, as escolas receberão o selo Escola Sustentável.

O projeto tem sua conclusão prevista para maio de 2023. De acordo com a secretária adjunta da Educação, Cinara Souza, os dois dias de seminário foram importantes para a formação dos profissionais que vão participar do projeto. “São orientações de como formar a sua escola e o seu ambiente em um lugar sustentável, traçando linhas de ações culturais, sociais e ambientais. Isso vai mostrar para o aluno e para toda a comunidade escolar que a importância da sustentabilidade vai para além dos muros da escola”.