O dia de fumacê no Igara

Ação da Ambiental Metrosul tem como objetivo identificar ligações indevidas das redes de drenagem da água da chuva às redes de esgoto

A quinta-feira (16) foi marcada por uma iniciativa inédita em Canoas: o teste de fumacê em redes de esgoto, que ocorreu no bairro Igara. A ação da Ambiental Metrosul, conjunta com a Prefeitura, tem o objetivo de identificar ligações indevidas das redes de drenagem da água da chuva às redes de esgoto.

O teste fumacê vistoriou poços de visita (estrutura que dá acesso às tubulações) no quarteirão que abrange as ruas Açucena, Henrique Stefani, Camboatás e Av. Boqueirão.

O procedimento está sendo integrado às vistorias realizadas periodicamente pela Metrosul nos nove municípios atendidos pela empresa na Região Metropolitana de Porto Alegre e já foi feito em Alvorada, Cachoeirinha, Esteio, Gravataí e Viamão.

O fumacê é uma técnica que consiste na aplicação de uma fumaça não tóxica nas entradas das tubulações, apontando onde há ligação direta da rede pluvial à cloacal. Dessa forma, a Ambiental Metrosul alerta a população quanto ao surgimento da fumaça em suas residências durante o procedimento. “Quando verificada a irregularidade, o proprietário da residência será notificado e devidamente orientado a viabilizar a drenagem adequada da água da chuva”, explica o Coordenador de Operações da empresa, Tiago Fernandes.

As redes de esgoto são dimensionadas para receber apenas os dejetos domésticos e quando o escoamento da chuva é direcionado para essas tubulações há sobrecarga, ocasionando uma série de problemas como mau cheiro, o retorno do esgoto para as residências e até o rompimento em vias públicas. Além disso, as ligações clandestinas também afetam o meio ambiente, pois quando o esgoto é destinado à rede pluvial, segue diretamente aos mananciais sem passar pelo tratamento nas estações.

Além da conexão direta das redes, outros maus hábitos como o descarte indevido de lixo e despejo de óleo nas redes de esgoto potencializam os prejuízos ao sistema. Por meio da prestação de seus serviços, a Ambiental Metrosul trabalha permanentemente para reverter essa situação, mas reforça a importância da população também fazer sua parte para que o esgotamento sanitário nos municípios seja cada vez mais eficiente. Nesse sentido, a empresa realiza campanhas de conscientização, com entrega de material informativo junto aos moradores, alertando quanto ao mau uso das redes.

SAIBA MAIS

Considerada a maior PPP de saneamento do país, a Ambiental Metrosul, Parceira da Corsan, foi constituída para fazer a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul, Viamão trazendo mais saúde e qualidade de vida a uma população estimada em 1,7 milhão de pessoas.